quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Crítica do filme: "Benzinho"

Por Graça Paes, RJ


Um retrato objetivo e cativante do Brasil



O longa "Benzinho" é dirigido por Gustavo Pizzi que também assina o roteiro com a atriz, protagonista e esposa, Karine Teles. Emocionante é um termo que define bem este filme que chega aos cinemas dia 23 de agosto, após passagens em festivais pelo mundo, e recentemente exibido na 46º Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Gramado.



O filme aborda um tema que muito mexe com o ser humano, família. No longa, a atriz Karine Telles interpreta Irene, mãe de quatro filhos que é pega de surpresa quando o primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado e aceita o convite para jogar handeboll na Alemanha. Ao contrário do marido Klaus (Otávio Müller), que se empolga com a novidade, ela sofre com o fato. Mas, a história não para por aí, em meio a essa confusão de sentimentos com a mudança do filho para outro país, o longa aborda violência doméstica, amor entre irmãos, a luta pela sobrevivência e muito mais.



Todo mundo irá se identificar com algum fato que cerca a família de Irene e Klaus. Gustavo Pizzi e Karine Teles detalham claramente o dia-a-dia, na ficção, mas que é o retrato do que ocorre em milhares de lares pelo Brasil afora. 



O filme é bem dirigido, bem roteirizado e tem uma fotografia e um trilha sonora maravilhosa. Sem falar no elenco, que é um sucesso a parte. Karine Teles prende nossa atenção mais uma vez com sua brilhante atuação e protagonizando este longa, mas cada ator deste elenco faz realmente a sua parte para o longa ser um dos melhores nacionais de 2018, que aliás tem sido um ano com muitos filmes brilhantes e de excelentes trabalhos no cinema nacional. 



Tudo é retratado de forma muito singela, mas que toca nosso coração. Mesmo lidando com temas como a violência doméstica sofrida pela irmã da protagonista, Sônia, a personagem de Adriana Estevez que é acolhida pela família, após agressões do marido (César Troncoso) e as diversas discussões nada é apelativo, podemos dizer que é até didático e motivador, pois ela tem o apoio da família para enfrentar esta situação. 



Karine Telles, realmente dá vida e voz, a milhares de mães pelo Brasil. Aquela que desenvolve diversas funções dentro de casa, é mãe, mulher, amiga e ainda se preocupa com a felicidade da irmã e do sobrinho. Apesar de neste longa ser coadjuvante, Adriana Estevez, brilha e mostra todo seu talento neste personagem que dá a volta por cima.



Um filme que toda família deve assistir junta. A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 9.5. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário