Por Graça Paes, RJ
Surpreendente! Impactante! Espetacular!
|
Fotos lançamento/ Graça Paes/Zapp News |
Na terça-feira, dia 13 de novembro, a direção do Globoplay apresentou a imprensa e convidados a nova série do streaming “Ilha de Ferro”. O evento contou com a presença da autora, da direção e de boa parte do elenco nas dependências do Teatro Riachuelo, no Centro do Rio.
Diversos atores do elenco estavam presentes, entre eles, Cauã Reymond, Klebber Toledo, Maria Casadevall, Sophie Charlotte, Osmar Prado e outros.
Após a exibição do primeiro episódio foi realizada uma entrevista coletiva e o diretor Afonso Poyart revelou que o projeto o fisgou desde a primeira leitura. "Sempre que recebo um processo dramatúrgico, o que me intriga é o lado das pessoas. Nesse caso, foi o drama das pessoas que vivem no mar e na terra, que me encantou. Amei o título! Quando eu percebi, eu já tinha lido a temporada inteira. O roteiro é muito bem escrito”, enfatizou ele que também afirmou já estar em planejamento a segunda e terceira temporada.
Poyart também enfatizou a importância do empenho e da união da equipe. “Vou repetir algo que já falei: 'Todo processo de filmagem é colaborativo e algumas coisas tendem a dar errado, mas é normal! A gente aprende a lidar com isso. Mas, em “A Ilha de Ferro” não teve isso! Achamos uma vibração, fomos moldando e, por incrível que pareça, deu tudo certo'. Foi um processo intenso, visceral!", pontuou Poyart.
Mauro Wilson, o redator final da série, falou um pouco sobre a criação. “A série foi criada em 2008. Ela conta o lado dos petroleiros, das pessoas que se dedicam e ficam longe de suas famílias, onde tudo é perigoso. É um olhar sobre os heróis brasileiros. E segue na mesma sintonia de Carcereiros e dos médicos do Sob Pressão. Sobre profissões que deveria ser mais valorizadas”, relatou.
A autora Adriana Lunardi contou aos presentes que escreveu a série até o oitavo episódio com o falecido marido Max Mallmann. “Esse projeto foi escrito por Max Mallmann e por mim. Ele faleceu no oitavo episódio, mas espero que vocês se lembrem dele. Para chegarmos a trama nós tivemos muitas referências literárias. Logo nos primeiros episódios, temos uma citação do filósofo Friedrich Nietzsche e por aí vai, mas o grande desafio foi encontrar a dosagem entre a ação e as relações humanas.", disse ela aos presentes.
Os atores falaram que já se apaixonaram pelo projeto na primeira leitura.
Cauã agradeceu a Rede Globo por permitir que ele tenha se dedicado as séries, que para ele é um trabalho bem prazeroso. Também falaram sobre o trabalho em conjunto, as leituras realizadas, os desafios e sobre a grandiosidade da obra, que mescla drama, romance, ação e humor.
Kleber Toledo agradeceu a parceria com Cauã nas cenas e os ensinamentos de Guel Arraes.
Sophie Charlotte e Maria Casadeval falaram sobre empoderamento, sobre a bela história de suas personagens e da riqueza de detalhes que as fizeram aceitar estar na série.
A série “Ilha de Ferro” é ambientada em uma plataforma de exploração de petróleo e conta a história de uma equipe que se divide entre os dilemas da vida familiar em terra firme e o clima de ebulição em alto-mar.
Para promover “Ilha de Ferro” a Rede Globo irá exibir um episódio especial da série na segunda-feira, dia 19 de novembro, na Tela Quente, assim como fez com as séries "The Good Doctor" e "Assédio”.
Ilha de Ferro é uma obra escrita por Adriana Lunardi em parceria com o falecido marido, Max Mallmann, e redação final de Mauro Wilson. A direção é de Afonso Poyart. A primeira temporada da série tem 12 episódios e a partir do dia 14 de novembro estará disponível no Globoplay!