quinta-feira, 12 de abril de 2018

Crítica do filme: Aos teus olhos

Por Graça Paes, RJ (Agência Zapp News) 

     

Aos Teus Olhos, é o mais novo longa da diretora Carolina Jabor que soma com esse quatro longas no currículo, entre eles “Boa Sorte”. O filme é baseado no livro “O Princípio de Arquimedes” do escritor espanhol Josep Maria Miró, e conta a história de Rubens (Daniel de Oliveira) um professor de natação infantil de um clube que é acusado por um de seus alunos, Alex (Luiz Felipe Mello), que tem cinco anos, de lhe ter dado um beijo no vestiário. A acusação, feita apenas a mãe, Stella Rabelo, sai do cenário familiar e da direção do clube e ganha uma enorme repercussão através das redes sócias. 

     

O longa, logo no início, mostra Rubens (Daniel de Oliveira), como um cara bem dócil, carismático, querido pelos alunos e por outro lado também nos mostra que Alex (Luiz Felipe Mello), é um menino calado, com o olhar perdido e bem introvertido. Fatos que são primordiais para entendermos o que é e como é abordado alguns fatos durante o filme. 

     

 A direção está excelente e a fotografia magnífica, com destaques para a excelente iluminação, para as imagens da piscina, focando na água e seu vai e vem, a câmera subaquática pegando takes dos alunos por baixo d’água, e as imagens do Rubens nadando, divinas. O roteiro tem subjetividade, o que leva o publico a pensar. Os atores estão impecáveis em cena. É Um filme bom e tecnicamente perfeito.

     

No longa, assuntos importantes são retratados, além do linchamento virtual, as questões de relacionamento/família nos levam a reflexão. A família do menino Alex é formada por uma mãe ressentida, que não aceita o divórcio, e que vive cobrando do marido uma maior participação na criação do filho. Por outro lado, esse pai, também se cobra por ter pouco contato com o filho. O menino vive no meio dessa disputa, criado numa sociedade machista e sem entender bem o que é carinho e o que é carícia, pois a disputa entre os pais deixa ele sempre de lado. Não vemos demonstrações de carinho dos pais para com o filho. Também nos remete a associação entre pedofilia e homossexualismo. E, sobre os compartilhamentos sem controle de diversos assuntos via redes sociais.

     O filme conta a história de Rubens, um professor de natação que dá aulas para crianças em um clube. E, que após uma competição de natação, ele passa a enfrentar problemas quando um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo no vestiário.   Por sofrer tanta pressão dessa família desestrurada, o pequeno Alex, após perder a competição de natação, e de levar uma bronca de seu pai, ao chegar em casa conta a mãe que o professor o levou ao vestiário e que o beijou, e que por esse motivo, ele não quer mais voltar ao clube. A partir daí, a história se desencadea e começa o martírio de Rubens que é acusado de assédio.

      

 Se ele é culpado ou inocente você só saberá indo aos cinemas. A Agência Zapp News conferiu e deu nota 9.5. 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário