segunda-feira, 30 de maio de 2022

Painéis sobre filmes e audiovisual e inauguração da calçada da fama agitaram os últimos dias do 1º. Festival de Cinema de Vassouras

Por Graça Paes, RJ 


O Festival de Cinema de Vassouras foi realizado de 22 a 29 de maio no Vale do Café, RJ. O evento teve como sede o Centro de Convenções General Sombra, na Universidade de Vassouras, mas teve painéis, e encontros para debates cinéfilos em toda a cidade.


O evento teve como objetivo aprimorar o intercâmbio para a produção audiovisual entre cidades brasileiras, propondo ações culturais por meio de palestras e debates, promovendo encontros com profissionais do setor, incentivando reflexões sobre os diferentes formatos, discutindo estratégias para a distribuição de filmes representativos e também contribuiu para o turismo na região.


Produzido e dirigido por Bruno e Jane Saglia, o Festival foi realizado pela primeira vez na região Centro Sul do estado do Rio de Janeiro e reuniu talentos envolvidos com o audiovisual de todo o país.


Durante o evento foi criada a Vassouras Commission Film, a Calçada do Cinema, que homenageou o próprio festival, o ator Paulo José, Lucy e Luiz Carlos Barreto e o ator Carlos Vereza, aliás este foi eleito por um grupo de jornalistas, a personalidade do Festival, por sua disponibilidade ao evento e aos profissionais de comunicação durante todo o festival.



O ator Carlos Vereza recebeu o Troféu Paulo José, foi homenageado por um grupo de jornalistas, e teve seu nome eternizado no auditório da prefeitura da cidade. Assim como ator Humberto Martins, que foi homenageado com uma sala de cinema no Hotel Santa Amália, com seu nome.


De 22 a 29 de maio, o público também teve a oportunidade de experimentar a apetitosa gastronomia da região. Os restaurantes do Vale do Café disponibilizaram um cardápio especial pensado e idealizado para o cinema.


Painéis

Os painéis tiveram Carol Castro, Eduardo Moscovis, Daniele Hypólito, Larissa Maciel, Nando Cunha, Caco Ciocler, Mayte Piragibe, entre outros, debatendo assuntos relevantes sobre o audiovisual e recebendo convidados das mais diversas áreas.




O júri do Festival

Julgaram a categoria curta-metragem André Ramiro, Juarez Pavelak, Hamilton Moss, Jesse Marmo e Bia Oliveira. Já na categoria longa-metragem estiveram João Atala, que integra o seleto grupo de brasileiros que votam no Oscar; Paula Barreto, filha dos produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto; a produtora Priscila Rosário, a figurinista Beth Filipeck e a atriz Thaila Ayala.







Nenhum comentário:

Postar um comentário