terça-feira, 24 de maio de 2022

O que rolou no primeiro dia de programação do 1o. Festival de Cinema de Vassouras, RJ

Por Graça Paes, RJ


Na segunda-feira, dia 23 de maio, primeiro dia de programação do Festival de Cinema de Vassouras - no Vale do Café, cerca de 1300 pessoas participaram do evento. O start foi com a exibição da animação “Tarsilinha”, roteiro de Marcus Aurelius Pimenta, Fernando Salem e direção de Célia Catunda, Kiko Mistrorigo, que encantou crianças e adolescentes, na sala de cinema montada no Centro de Convenções General Sombra.


Também foram exibidos o curta nacional “Entre”, o curta doc “Coleção Preciosa”, o documentário “Mise Em Scène” e o longa-metragem “O Livro dos Prazeres”, dirigido por Marcela Lordy, que reuniu parte do elenco, entre eles a atriz Simone Spoladore.


A programação incluiu a inauguração da Sala de Cinema Humberto Martins, com capacidade para 12 pessoas, num ambiente confortável, com equipamentos de primeira qualidade.  O artista teve seu nome eternizado na aconchegante sala de cinema retrô, instalada no Hotel Santa Amália, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, por sua relevância e contribuição ao audiovisual, ao longo de bem-sucedidos 35 anos de carreira.


Além do ator estiveram presentes Vice-prefeita Rosi Farias, os atores Carlos Vereza e Renato Rabelo, os curadores do festival Bruno e Jane Saglia e a ginasta Daniele Hypólito.




FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS

Idealizado, produzido e dirigido por Bruno e Jane Saglia, o 1º Festival de Cinema de Vassouras conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o 1º Festival de Cinema de Vassouras é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa que conta ainda com o patrocínio da Light, considerada uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, que atua oferecendo serviços de distribuição, geração e comercialização de energia. Agora, em uma fase que o estado do Rio de Janeiro vem retomando gradativamente sua economia, a empresa começa a apoiar mais projetos que estão alinhados com seus valores e busca entregar serviços que possam contribuir com atividades culturais, educativas, sociais e esportivas.


O evento destaca ainda a coparticipação do Sesc RJ, que fará a exibição de filmes vencedores, além de uma mostra de filmes infanto-juvenis, em suas unidades, no próximo mês de outubro.


Com o intenção de ser um marco, aprimorando ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, pretende  aprimorar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais por meio palestras e debates, promover encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos e discutir estratégias para a distribuição de filmes representativos durante evento.


E para enfatizar o comprometimento da região com a sétima arte, o público terá ainda a oportunidade ímpar de experimentar experiências gastronômicas em toda a região. Os restaurantes do Vale do Café estarão, ao longo do evento, disponibilizando um cardápio mais do que especial, para tornar o Festival ainda mais prazeroso.


Toda a rede hoteleira está igualmente focada no audiovisual, proporcionando estadias inesquecíveis e marcantes.


PAINÉIS PARA TODOS OS GOSTOS

Com mediação de nomes como Daniele Hypólito, Larissa Maciel e Nando Cunha, o 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café, terá painéis diversos, enfatizando assuntos de total relevância para o mercado, recebendo convidados das mais diversas áreas.


Entre os temas, estão “Cultura Audiovisual”, “Turismo Cinematográfico”, “Mulheres no audiovisual”, “Direção no Audiovisual”, “Negro no audiovisual”, “Empreendedorismo”, além de oficinas oferecidas pelo SEBRAE.


As ações serão realizadas no Centro Cultural Cazuza, no hotel Bliss, no Cinemaxx e no auditório da Prefeitura de Vassouras.


DIVERSIDADE, ARTE E COMPROMETIMENTO

Com apresentação do casal Thaila Ayala e Renato Góes na abertura oficial, o Festival, marcado também pela diversidade, destacará várias figuras do cinema, entre elas Romeu Evaristo, Andréa Beltrão, Reynaldo Gianecchini, Eduardo Moscovis, Simone Spoladore, Caco Ciocler, Zé Celso Martinez, Mariana Lima, Fernando Alvez Pinto, entre outros, que estão na seleção oficial do 1º Festival de Cinema de Vassouras – No Vale do Café.


Uma vasta programação está prevista, com base no Centro de Convenções General Sombra, além de ações paralelas em cidades do Vale do Café.



REVERÊNCIA A CARLOS VEREZA 

O ator Carlos Vereza, que na cerimônia de abertura do evento recebeu o Troféu Paulo José, no dia 25 de maio, quarta-feira, às 16h, será mais uma vez aclamado.  O auditório da sede da prefeitura municipal de Vassouras passa a se chamar 'Sala Carlos Vereza'.


Fotos Wallace Barbosa/ Zapp News



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário