segunda-feira, 23 de maio de 2022

Foi dada a largada para o 1º Festival de Cinema de Vassouras, Vale do Café, RJ

Por Graça Paes, Vassouras, RJ

Na noite de domingo, dia 22 de maio, Vassouras, Vale do Café, deu o start ao 1º Festival de Cinema.  Toda a cidade estava empolvorosa e em todos os cantos haviam banners, planfetos, cartazes que remetiam ao FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS. O comércio local exalava alegria e contentamento e ofertava a todos com flyers e convites para o evento.

 

No início da noite, o Centro de Convenções General Sombra foi o palco de abertura do evento. Os atores Thaila Ayala e Renato Góes foram os mestres de cerimônia da noite de gala.

 

Pelo tapete vermelho passaram autoridades, parlamentares, empresários, formadores de opinião, e famosos, entre eles Carlos Vereza e Humberto Martins.


A noite foi marcada pela emoção. O ator Carlos Vereza, ao receber o Troféu Paulo José e relembrar do grande amigo com quem conviveu por anos a fio, fez um pequeno discurso, recitou parte de um poema, e se deixou levar pelas lágrimas. O veterano foi aplaudido de pé.  “Ganhei prêmios de melhor ator em diversos países, mas sem dúvida, pela grandeza do querido e saudoso Paulo José, esse foi o mais marcante”, disse ele que soma 83 anos de vida e boa parte destes dedicado as artes cênicas.


O ator Humberto Martins compareceu na noite de gala e durante o evento, que segue até o dia 29 de maio, ele é  um dos convidados do ciclo de atividades.

 


Os idealizadores do Festival, os produtores e irmãos Bruno e Jane Saglia, se emocionaram ao relembrar o início de suas trajetórias e ressaltaram a importância de perseverar para transformar sonhos em realidade. Bruno Saglia afirmou ainda que Vassouras já ocupa um espaço especial no cenário do audiovisual brasileiro. “A cultura foi um escape que teve um papel fundamental durante a pandemia, e também foi um setor que sofreu muito. É muito importante valorizar os três lugares: quem produz, quem incentiva, e quem consome. E lá em 2019 começamos esse sonho buscando incentivos para que o projeto ganhasse vida. E Vassouras fez acontecer e hoje estamos todos aqui nesta linda festa, celebrando um momento especial”, pontuou o diretor, roteirista e produtor.

Após a cerimônia de abertura, o público assistiu em uma super tela de 17 metros, o longa-metragem “O Garoto”, produzido e dirigido por Bruno Saglia.



No longa, Bruno Gissoni, Thaila Ayala e Vítor Fonsek protagonizam um romance sobre um escritor e um garoto de programa.  Na obra, João (Vitor Fonsek), é um escritor que fez muito sucesso de crítica com seu primeiro livro e, por contrato, precisa entregar o segundo. Porém, ele vê o mundo desabar após perder o amor da sua vida. Preso em uma rotina, o autor resolve sair de sua zona de conforto e partir em busca de inspiração. E é quando conhece Breno (Bruno Gissoni), um jovem motociclista e garoto programa que possui um estilo de vida bem diferente dele. Se tornando uma bela fonte de conteúdo. No filme, João (Fonsek) se envolve não só com o garoto de programa Breno (Gissoni), mas também com Fred (Bruno Cabrerizo), que é casado com Danielle (Carol Castro). 

A produção retrata temáticas delicadas, mas o diretor Bruno Saglia garante que não quer levantar bandeiras. “Não é um filme gay. (...) Abordo histórias de pessoas que se encontram na vida, a química entre elas e essas pessoas constroem as suas histórias. Algumas acabam, outras vão evoluindo e a vida é assim”, relata Saglia. 


O Festival de Cinema de Vassouras segue com uma extensa programação até domingo, dia 29 de maio.

Todas as atrações têm inscrições gratuitas e a programação completa pode ser conferida nas redes sociais e no site do evento.

 


Fotos Wallace Barbosa/ Zapp News

Nenhum comentário:

Postar um comentário