quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Crítica do filme: “Assunto de Família”



Por Graça Paes, RJ



Com direção, roteiro e montagem, do diretor japonês Hirokazu Kore-eda, o filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes e é o representante do Japão no Oscar 2019, como “Melhor filme estrangeiro”, sucesso de bilheteria no Japão, aclamado em Cannes, e cuja transcrição do título seria Família de ladrões, e que no Brasil foi intitulado “Assunto de Família”, estreia nos cinemas dia 10 de janeiro. 


O longa conta a história de uma família atípica, suas alegrias, tristezas e sessões de furtos realizadas. Tudo começa quando, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha assustada. A princípio, eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela, após descobrir as dificuldades que a pequena enfrenta em seu verdadeiro lar. Osamu vive uma vida bem pobre, com a chegada da pequena, numa casa com mais cinco pessoas, e para sobreviver, além do pouco rendimento mensal que a família soma, os membros deste clã acabam por cometer furtos para complementar a renda e cuidar do lar. Mesmo com todas as dificuldades, eles são felizes juntos, mas um incidente acaba revelando segredos do passado que testaram esse laço que os unem.




Hirokazu Kore-eda, um dos responsáveis por disseminar o cinema japonês pelo mundo, geralmente leva para as telonas a temática família em várias de suas vertentes. E tem como uma de suas principais características o uso de câmera parada, em muitas de suas cenas, o que leva o espectador a encontrar naturalidade com o que está ocorrendo na cena e as mudanças que ocorrem com os personagens dentro da trama.




O elenco é maravilhoso, mas a atriz a atriz japonesa, Kirin Kiki, que interpreta a matriarca deste clã (já falecida), e o elenco mirim, os pequenos Miyu Sasaki e Jyo Kairi roubam todos os holofotes.

O filme é uma verdadeira lição de vida que mistura drama e comédia em cenas surpreendentes.

A Agência Zapp News assistiu o longa no Festival do Rio 2018 nossa nota é 9, 5. 






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