segunda-feira, 26 de junho de 2023

Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, RJ, encerra 2ª. Edição com noite de premiação, homenagens e consagrações

Atores, atrizes, diretores e produtores brilharam no tapete vermelho

Por Graça Paes, RJ


Os curadores do Festival Bruno e Jane Saglia

A noite de gala da 2ª. Edição do Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, RJ, reuniu artistas, diretores, imprensa e convidados no Centro de Convenções da Univassouras. 

O tapete vermelho recebeu nomes como os mestres de cerimônias da noite Mayte Piragibe e Hugo Bonemer, Caio Blat e Luisa Arraes, Barbara Borges e Iran malfitano, Julia Lemmertez, Rosamaria Murtinho,  Rafael Calomeni, Dostoiewski Champagnatte (Tico), Carlos Vereza, Nivea Maria, entre outros. 







Após passar pelo tapete vermelho, no hall de entrada, a atriz Amanda Lee e o consagrado fotógrafo Marcelo Faustini entrevistaram os famosos para o canal do festival.

Para animar a noite, o evento contou com a música dos ‘Tambores de Aço’, de Fernando Starkey, apresentação de orquestra e show de humor do ator e humorista Eduardo Jericó, um dos comediantes mais experientes do país, com mais de 15 anos de carreira. 


O ator brincou com o fato de Sergio Marone ser Ecosexual, fato que o ator, que estava presente na plateia, levou na brincadeira. 

Ao subir ao palco para anunciar um dos vencedores, o diretor e ator Carlos Vereza protestou sobre o seu longa Frankfurt visto por alguns como polêmico. Vereza teve dois filmes no Festival o curta metragem "O vinho dos mortos" e o polêmico "Frankfurt".


O evento teve até parabéns coletivo, após a meia-noite para comemorar os aniversários de Hugo Bonemer e de Bruno Saglia e sua mãe. 

Durante a cerimônia, a atriz Isabel Fillardis, que integrou o júri técnico, foi anunciada como embaixadora do Festival de Cinema, ao lado de Wanderson Farias, assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Turismo de Vassouras. 


Homenagens

Antonio Pitanga foi o grande homenageado na noite de abertura do Festival, com o troféu Paulo José, na sexta, dia 16 de junho.  

O cineasta Mateus Cabral que recebeu o troféu grão de ouro pelo Curta-metragem "Kikazaru" que se destaca na cena audiovisual ao trazer uma reflexão profunda sobre a acessibilidade e a inclusão. 

Na noite de encerramento, sábado, dia 24 de junho, durante o evento, as mulheres do audiovisual foram homenageadas e representadas por Mariah Velásquez, Gerente de Filmes da Paramount Pictures Brasil e Consultora do Selo Elas.

A atriz RosaMaria Murtinho recebeu o Troféu Paulo José, das mãos do seu filho João Paulo Mendonça.

As homenagens póstumas foram para Marcos Capute, figura ilustre na Cidade de Vassouras e um dos grandes incentivadores do Festival, representado no palco por sua família e para a atriz Lilian Lemmertez, representada  por sua filha a também atriz Juia Lemmertez que recitou um poema de Caio de Abreu feiro em homenagem a sua mãe quando ela partiu. 

Gustavo Tutuca, Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro recebeu o Troféu Severino Sombra. E o Troféu Marco Capute foi para o Projeto PESER.

Rafael Calomeni diretor do filme "Horizonte"

Os vencedores do Festival de Cinema de Vassouras edição 2023

 - Melhor Som de Longa metragem - Troféu entregue pela cantora Joana - Filme “Vermelho Monet” de Halder Gomes


 - Melhor Fotografia de longa metragem– Troféu entregue por Nivea Maria  - Filme “Vermelho Monet” Halder Gomes


 - Melhor Longa Documentário – Troféu entregue pela atriz Daniele Olympia -  Doc “Rosa: narradora de outros Brasis” de Valmir Moratelli e Libario Nogueira


 - Melhor direção de arte  - Filme “Vermelho Monet” de Halder Gomes

 

 -  Melhor Figurino  - Trofeu entregue por Luísa Arraes - Filme “Vermelho Monet” de Halder Gomes


- Melhor Roteiro curta metragem  - Trofeu entregue por Antonio Fragoso - Filme “O último Domingo” de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude


- Melhor diretor de Curta ficção  - Sergio Malheiros  - Filme “Ùnica Saída” 


- Melhor Curta animação  - Troféu entregue por Iran Malfitano - Filme Vencedor “Era uma noite de São Joao” de Bruna Velden


- Melhor Curta de ficção – Trofeu entregue por Luiz Henrique Nogueira  - Filme “Teatro de máscaras” de Eduardo Ades


- Melhor Curta documentário – Troféu entregue por Jorge Pontual  - Filme ‘’Cabocolino’’ de João Marcelo Alves 


- Melhor Curta Regional  - Filme “Os esquecidos” de Rodrigo de Souza e Antônio Carlos Silva 

 

- Melhor Curta Mostra Rio – Troféu entregue por Amandha Lee - Filme “A menina e o mar “ de Gabriel Mellin


 - Melhor Longa metragem animação – Filme “Chef Jack: o cozinheiro aventureiro” de Guilherme Fiuza 


 - Melhor Montagem de Longa metragem ficção  - Troféu entregue por Caio Blat  - Filme “Capitão Astúcia” de Felipe Gontijo.


 - Melhor ator coadjuvante  - Rafael Pereira  - Filme “Armário Mágico”  de Erico Alessandro


 - Melhor Atriz coadjuvante - Alexandra Ritcher pelo filme “Horizonte” de Rafael Calomeni


 - Melhor ator ficção  - Fernando Teixeira pelo filme “Capitão Austucia” de Felipe Gontijo.


 - Melhor atriz de longa de metragem ficção - Ana Rosa pelo filme “Horizonte” de Rafael Calomeni

 

- Melhor Roteiro de longa metragem – Felipe Gontijo pelo filme “Capitão Astúcia”


 - Melhor direção de longa metragem ficção – Troféu entregue por Pedro Antonio Paes  - Rafael Calomeni pelo filme “Horizonte”


 - Menção Honrosa – Filme “Quarto de André” da Cia. Artística Avenida Lamparina, em parceria com o Ateliê Lu Antunes. 


 - Melhor filme do festival – Trofeu entregue por Mayte Piragibe - “Horizonte” de Rafael Calomeni



Novidades

Finalizando a noite de gala foi lançado o Festival Internacional de Cinema de Paraty que será realizado pela primeira vez, de 12 a 20 de abril de 2024.

Também foi confirmada a realização da 3ª, edição do Festival de Cinema de Vassouras em 2024. 






FOTOS DE WALLACE BARBOSA/ZAPP NEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário