Por Graça Paes, RJ
Na sexta-feira, dia 23 de junho, pela manhã foi exibido um documentário "UM CAFÉ PARA CHAMAR DE SEU", de Jane Paulina, curta que representou a cidade de Pinheiral também no Sul Fluminense, com a presença da diretora. O filme conta a história de Pinheiral desde a época que era uma fazenda de café até o lançamento do café Rei de Judá. A obra foi produzida com recursos próprios especialmente para o festival e classificado na seleção oficial na categoria ‘curta-metragem regional’. As responsáveis pela produção foram a proprietária do Café Rei de Judá, Jane Paulina, e sua mãe que co-produziu o filme, Neide Paulina.
“Estamos muito felizes de contar um pouquinho da nossa história no Festival de Cinema de Vassouras pela grandiosidade do evento, e a seleção oficial se torna ainda mais especial por representar o município de Pinheiral no Vale do Café, o que é uma honra para nós. Passando o Festival de Cinema de Vassouras agendaremos sessões abertas ao público e convidados, para que todos tenham acesso”, ressaltou a diretora do curta Jane Paulina.
Após a sessão foi realizada uma coletiva de imprensa que contou com a presença de Jane Paulina e de Wanderson Farias Secretário de Turismo de Vassouras, Embaixador do Turismo do Estado do Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da UniVassouras, uma das maiores instituições de ensino do país.
Raymundo de Souza é protagonista do longa "Horizonte" |
Na parte da tarde foi exibido o longa metragem “Horizonte” de Rafael Calomeni. Um filme que toca o coração e nos leva a reflexão sobre etarismo, amor em qualquer idade e família. E que arrebatou os corações da plateia e da mídia especializada que estava na cobertura do evento. Ressaltando as brilhantes atuações dos atores Raymundo de Souza e Ana Rosa.
Paula Frascari, Libário Nogueira e Valmir Moratelli de “Rosa: a narradora de outros Brasis” |
Na sessão nobre foi exibido o longa documentário “Rosa: a narradora de outros Brasis” um filme de Valmir Moratelli e Libario Nogueira com produção da atriz Paula Frascari e a presença da equipe de produção do longa.
O documentário acompanha a trajetória de Rosa Magalhães, a carnavalesca mais vitoriosa da história do carnaval carioca ao longo de seus 50 anos de atuação no Carnaval Carioca, além de exibir a preparação do desfile da Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2023 sob sua tutela.
“Rosa: a narradora de outros Brasis”, além do depoimento de Rosa Magalhães, tem entrevistas com diversas personalidades do Carnaval que fazem parte de sua trajetória. O documentário acompanha a despedida de Rosa Magalhães do carnaval, após 50 dedicados a arte do samba. Carnavalesca, figurinista, cenógrafa e professora, Rosa rompeu barreiras ao abrir a discussão sobre o papel da mulher na sociedade.
Valmir Moratelli |
De 16 a 24 de junho foi realizada a 2ª edição do Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café, no Sul Fluminense, do estado do Rio de Janeiro. A cidade do Café ao longo de todos esses dias recebeu diretores, produtores, atores e atrizes e muitos apaixonados pelo cinema.
Troféus do Festival de Cinema de Vassouras |
Fotos Wallace Barbosa/Zapp News
Nenhum comentário:
Postar um comentário