segunda-feira, 19 de junho de 2023

2a Edição do Festival de Cinema de Vassouras movimenta o Vale do Café e todo Centro-Sul Fluminense do RJ

Por Graça Paes, Vassouras, RJ

Nivea Maria, Antonio Pitanga, Carlos Vereza e Clara Buarque foram alguns dos famosos que passaram pelo tapete vermelho do Festival de Cinema de Vassouras no fim de semana.

Antonio Pitanga recebeu o Troféu Paulo Jose e teve o nome eternizado na Calçada do Cinema do evento.


Após uma bem-sucedida estreia, em 2022, o Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café, chega à segunda edição faz ainda mais história no cenário cinematográfico e causa um progressivo impacto na indústria audiovisual, além de ampliar a visibilidade do Centro-Sul Fluminense. O evento começou dia 16 e segue até 24 de junho na cidade de Vassouras, Vale do Café.

A noite de abertura, sexta-feira, dia 16 de junho, contou com a apresentação da atriz Clara Buarque (A Bia da novela Travessia), e com as presenças do homenageado da noite Antônio Pitanga, da atriz Nivea Maria, da atriz Carla Daniel, do ator Carlos Vereza, do cineasta Matheus Cabral, entre outros.  

 


O grande homenageado da edição 2023 foi Antônio Pitanga que recebeu o Troféu Paulo José na noite de abertura. No sábado, dia 17 de junho, ele novamente foi reverenciado e agora tem seu nome eternizado na Calçada do Cinema, no Centro de Convenções, que é sede do evento no Vale do Café. Muito emocionado, ao lado do filho Rocco Pitanga, Pitanga relatou que é muito importante ter o trabalho reconhecido ainda em vida.

O outro homenageado da noite foi o jovem Diretor de Cinema e de Arte, produtor e publicitário Matheus Cabral que recebeu o Troféu Grão de Ouro por seu filme "Kikazaru: a rotina matinal de uma mãe, colocando o espectador na perspectiva de uma pessoa não ouvinte". O filme, inspirado na vida da mãe do diretor, é uma discussão necessária já que a acessibilidade deve ser questionada e pautada a todo momento.



TALKSHOWS E COLETIVAS

Grandes nomes da mídia e do audiovisual que passaram pelo evento participaram de talk shows e coletivas de imprensa, entre eles, o jornalista e crítico de Roberto Sadovski, o presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS) Cesar Miranda Ribeiro, a secretaria de Cultura Criativa do Estado do Rio, Danielle Barros e o diretor Marcelo Zambelli.

SESSÕES COM DEBATES

No sábado, dia (17/06), o ator Carlos Vereza apresentou um curta e um média metragem no Festival, “Vinho dos Mortos” e  o polêmico “Frankfurt” com sessão seguida de debate. 


FILME CAPITÃO ASTUCIA

O longa ‘Capitão Astúcia’ de Filipe Gontijo, estrelado por Fernando Teixeira, Nivea Maria e Paulo Verlings, foi um dos grandes destaques do primeiro fim de semana de evento. Exibido na noite de sábado, dia (17/06), contou com a presença da atriz veterana Nívea Maria e arrancou lágrimas e aplausos da plateia. 

No longa, “Capitão Astúcia”, o ator Fernando Teixeira,  é um avô aventureiro que se transforma num super herói urbano com a companhia do neto e de uma grande admiradora da casa de repouso onde reside. A obra tem fantasia, magia e muita aventura. Bem lúdico e reflexivo é um filme que vale muito a pena assistir em família e que em Vassouras despertou inúmeros sentimentos nos espectadores. 

FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS 

O Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, com curadoria de Bruno e Jane Saglia conta com uma equipe formada por um grande time de profissionais, uma extensa programação cultural, premiações e homenagens, num projeto cuidadosamente roteirizado pelos organizadores para que o público tenha a oportunidade de vivenciar uma grande experiência cultural e cinematográfica.


Bruno e Jane Saglia estão muito felizes com a proporção e retorno que o evento tem proporcionado ao Vale do Café e ao mercado do audiovisual brasileiro. “Estamos muito felizes com a edição de mais um Festival de Cinema de Vassouras. Mais um grande momento para o audiovisual. Não tenham dúvidas de que nos dedicamos ao máximo para que o Vale do Café se solidifique ainda mais no cenário cultural do país. E para que grandes obras possam ser produzidas e apreciadas pelo grande público”, destacam os curadores.


Durante o evento, artistas das mais diversas vertentes, entre atores, atrizes, cineastas, produtores e diretores, além do público em geral, poderão conferir, debater e apreciar uma programação de produções da Globo Filmes, com lançamento mundial de algumas obras, obras diversas de todo o país, além de ter um cronograma exclusivo para estudantes e professores da região do Vale do Café.


Além de destacar uma programação que representa a essência da região do Vale do Café, o evento tem mostras competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; longa-metragem documentários; longa-metragem de animação e curta-metragem regionais e de todo o país.

INGRESSOS

Para acompanhar a programação, além da venda de ingressos, o Festival, durante o evento, distribuí 30 mil passaportes em diversos locais de Vassouras, para que o público possa assistir a qualquer sessão da programação, exceto os talk shows. Basta chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar o passaporte.


A sala Mariana Crioula, localizada na Câmara Municipal de Vassouras, se tornou a base de informações para quem quiser retirar o passaporte. No local, também é possível contar com a ajuda de um representante do Festival para a retirada do ingresso através do Sympla.

POSICIONAMENTO INTERNACIONAL

Endossando a relevância do evento, a segunda edição do Festival de Cinema de Vassouras – no Vale do Café ganha posicionamento internacional, através das conexões com o Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRIFF, considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, e com o Festival de Cinema itinerante da Língua Portuguesa - FESTIN, um evento centrado em produções lusófonas, anualmente realizado no cinema São Jorge, em, Lisboa, Portugal. 

IMPRENSA EM VASSOURAS

Na chegada a Vassouras, para o início dos trabalhos da 2ª edição do Festival de Cinema de Vassouras, os principais jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos de todo o país, foram agraciados com uma coletiva que reuniu os curadores, o grande homenageado Antonio Pitanga, e o júri, na Casa do Lago Bistrô, localizada em uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica, onde todos os presentes puderam degustar diversos quitutes e os pratos que carregam o sabor único dos ingredientes frescos das fazendas da região. 




FOTOS WALLACE BARBOSA/ZAPPNEWS


Nenhum comentário:

Postar um comentário