terça-feira, 20 de junho de 2023

Curta premiado "Fantasma Neon" e talk shows com Cininha de Paula e Daniele Hypolito são os destaques do 5º dia do Festival de Cinema de Vassouras, no Vale do Café, RJ

Por Graça Paes, RJ 


A terça-feira, dia 20 de junho, foi movimentada. Pela manhã no centro de Convenções foi exibido o curta-metragem "Fantasma Neon", de Leonardo Martinelli. O filme teve sua estreia mundial na competição do Festival de Locarno, onde saiu premiado com o Leopardo de Ouro de Melhor Curta-Metragem Internacional. No Brasil, ele estreou no Festival de Cinema de Gramado, onde foi premiado com quatro Kikitos, sendo o Melhor Filme do Júri Oficial (forma unânime), do Júri da Crítica, Melhor Direção e Melhor Ator.

Na esfera internacional, o filme foi selecionado para alguns dos festivais de cinema mais importantes da Europa e da América Latina, como San Sebastian, BFI London, Clermont-Ferrand, Cartagena, Guadalajara, Montreal, Vancouver, Gent, Uppsala, Winterthur e outros.


O curta-musical é estrelado por Dennis Pinheiro e Silvero Pereira. A obra acompanha a trajetória de um entregador de aplicativo no Rio de Janeiro que sonha em ter uma moto. E, a partir daí tudo o sonho se torna um filme musical. 

Foto de Zuleyka Ferreira



A tarde foi a vez de um dos momentos também bem aguardados do evento, o talk show com a diretora, atriz e professora Cininha de Paula que falou abertamente sobre ser mulher no audiovisual. "Ser precursora como diretora foi honeroso demais. Sofri assédio sexual, moral, até mesmo quando fui vovó! Mas isso me tornou cascuda. O espaço para as mulheres ainda é difícil, mas lá atrás era muito pior. A sorte é que eu falo grosso e que Roberto Talma e Daniel Filho foram doces comigo."

Foto de Zuleyka Ferreira

De acordo com a jornalista Foto de Zuleyka Ferreira, Cininha ainda falou sobre sofrer etarismo e diz que precisa provar diariamente que aguenta o rojão! "Foram necessárias mudanças de hábitos, aprender como me portar, ser mãe, ser artista e ser executiva da TV Globo, era difícil conciliar tudo isso", salienta Cininha de Paula.


E também falou que seu livro de cabeceira é "O livro do poder" de Rhonda Byme, que ganhou de seu amigo Hugo, marido da atriz e amiga Jaqueline Vargas. A obra é um manual para o maior poder do universo, o poder de ter tudo que você quiser.


Dicas que Cininha relatou sobre o livro:

"Não ofusque o brilho do mestre (dê a entender que o mestre teve a ideia);

"Não confie tanto nos amigos (contrate os inimigos, deles não virão decepções);

"Fale sempre menos, (chame atenção somente para o que realmente importa e seja respeitada);

"Evite o infeliz ou azarado. (não alimente as lamúrias alheias);

"Use sua ausência para manter o respeito e a honra. (não fique ausente por acaso fique ausente somente quando necessário);

"Não pareça perfeito demais (sempre se coloque como aprendiz)".


Foto de Luciano Oliveira

O outro talkshow aguardado foi com a ex-atleta e atualmente apresentadora de podcast Daniele Hypolito que contou com a participação de Alberto Aquino (Jornal Extra), Bruno e Jane Saglia.


Um dos assuntos abordados foi o projeto "Cinema na estrada", de Bruno Saglia, (curador do Festival), que irá exibir filmes em paradas de caminhões na estrada.


Para fechar a noite, na Sessão Nobre, será exibido o filme, "Maria – Ninguém Sabe Quem Sou Eu". O longa é um depoimento inédito e exclusivo de Maria Bethânia para o diretor e roteirista Carlos Jardim, entremeado por imagens raras de ensaios e shows da cantora ao longo de seus 57 anos de carreira. A atriz Fernanda Montenegro narra cinco textos de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre a importância de Bethânia no cenário cultural brasileiro. É a história de Maria Bethânia marcada pela dramaticidade, pelo amor à poesia e pela coerência em seguir um caminho único na MPB.


O Festival de Cinema de Vassouras começou na sexta-feira, dia (16/6) e segue até sábado, dia 24 de junho, no Vale do Café, RJ. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário