quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Crítica da animação: Pé Pequeno

Por Graça Paes, RJ



Com direção de Karey Kirkpatrick e a bela trilha sonora de karey Kirkpatrick, Heitor Pereira e Wayne Kirkpatrick, a animação estreia dia 27 de setembro. Além de ser tecnicamente muito bom é lúdico e educativo.

No meio de tanta graciosidade uma frase dita em determinado momento marca bem esta animação:  “Maior do que o medo, apenas a curiosidade”.

O roteiro é muito bem elaborado, as músicas graciosas e a vila de gelo que abriga nossos protagonistas num remete a um belo parque temático, tão rica em detalhes, que te faz ter vontade de visita-la. 



A história é de fácil entendimento, até para as crianças, e nos remete a alguns temas bem revelantes, como curiosidade, desafio, verdade, lealdade, família e crenças. E, também a uma inversão de ponto de vista, se o ser humano possui crenças e valores e teme alguns animais, estes também podem ter suas crenças e valores e temer os humanos. Já parou para pensar nisso? Como será que pensam os animais e como estes vivem em comunidade?     



Nossas criaturas gigantes são chamadas de Yeti ou o Abominável Homem das Neves. São criaturas míticas. Nas lendas, eles eram estilo um macaco e possuia 3m de altura. Dizem alguns povos que ele realmente viveu na região dos Himalaias. Em muitas histórias infantis “O Abominável homem das neves” também é conhecido como Pé Grande. Os seres são tidos como monstruosos e assustadores, mas reza a lenda que o Abominável Homem das Neves é dócil e gentil. Mas, caso ele de fato exista, o que ele e sua comunidade pensam a respeito dos humanos?




Na animação, o questionamento sobre os seres humanos, chamados de Pé Pequeno, começa por Migo. Ele vive alegre e faceiro em um vilarejo no alto das montanhas. Um local cercado por nuvens. Que tem leis escritas em pedras, como se fossem mandamentos. E estas leis regem as normas de conduta deste povo. Todo o vilarejo acredita que abaixo do nevoeiro há apenas dois mamutes gigantes, que sustentam os montes em suas costas. E que os seres humanos, o Pé Pequeno, não existe. Mas, como toda regra, sempre tem alguém mais curioso que a desafia, principalmente os jovens, que vivem questionando tudo. 



Num belo dia, Migo, ao realizar uma tarefa de arremesso com seu pai, se desconcentra e a atividade acaba saindo de forma errada. E, por este fato, ele acaba indo parar distante de onde vive, e se depara com um Pé Pequeno. Ambos se assustam, mas ele corre para contar a novidade ao vilarejo. Só que em suas leis o Pé Pequeno não existe, então Migo passa a ter problemas por duvidar das crenças de seu povo, e como os que não aceitam as normas são expulsos da comunidade, ele vai em busca de provas para fazer com que todos que acreditem nele, mas não pense que será fácil. O jovem Migo, a partir daí irá se meter em algumas confusões, se deparar com crenças, valores e será muito testado. 



Mas, o que acontece, será que Migo sai bem dessa história? Para desvendar esse mistério você terá que ir aos cinemas. Aproveite e vá com toda a família. 



A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 10. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário