sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Crítica da Série Original Globoplay : 'Fim'

Por Graça Paes, RJ

A obra é inspirada no livro homônimo e best-seller de Fernanda Torres, que também criou e escreveu a série com supervisão de adaptação de Maria Camargo, direção artística Andrucha Waddington, direção de Daniela Thomas, produção executiva de Isabela Bellenzani (Estúdios Globo), Mariana Vianna (Conspiração) e Renata Brandão (Conspiração) e direção de gênero de José Luiz Villamarim.   


'Fim', Original Globoplay é uma série sobre a vida e a certeza da finitude. Uma tragicomédia que acompanha a jornada de nove protagonistas que são amigos, moram no Rio de Janeiro e fazem parte de uma geração que acredita no "felizes para sempre", mas que foi atropelada pela revolução de costumes dos anos 1970. 

A obra é ambientada no Rio de Janeiro entre os anos 1968 e 2012 e é dividida em fases que abrangem a juventude, a maturidade e a velhice dos personagens. Ao longo das décadas, eles compartilham amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações.  


Ciro (Fabio Assunção), Ruth (Marjorie Estiano), Álvaro (Thelmo Fernandes), Irene (Débora Falabella), Neto (David Junior), Célia (Heloisa Jorge), Silvio (Bruno Mazzeo), Norma (Laila Garin) e Ribeiro (Emilio Dantas) são amigos desde a juventude, com personalidades bem diferentes e formam os nove personagens centrais da trama. 

As doses de melancolia e resignação do grupo são intercaladas com momentos de graça, amor e festa, mostrando os contrastes da vida de cada um deles durante quatro décadas.  


Com grande propriedade Fernanda Torres e a direção retratam na série a única certeza que temos na vida, a da morte. Nosso corpo físico é finito. E temos que viver cada dia como se fosse único e último. 


Mesclando drama e comédia e temas que merecem toda a nossa atenção como: os cuidados com a saúde, vícios, libertinagem, traições, doenças mentais, ansiedade, paternidade, amor, casamento, paixão platônica, os 10 episódios discorrem por nossos olhos sem nos darmos conta do tempo.


A fotografia e os cenários retratam muito bem os períodos retratados na obra. Vale ressaltar também que os figurinos, penteados, maquiagem e tudo mais, estão impecáveis.


'Fim' narra os altos e baixos de uma geração que cresceu influenciada pela Bossa Nova, fez planos de casar, formar família, mas que acabou sendo atropelada pela revolução dos costumes, pelo divórcio e tudo mais.  


A obra leva a reflexão sobre amor, família, casamento, solteirice, religião, segredos e amizade. 


Uma excelente série que vale a pena ser assistida e reassistida. 


Nota 10. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário