Por Graça Paes, RJ
Alexandre Britto conquista a cena internacional com seu primeiro longa, No Silêncio O cinema brasileiro está em evidência no circuito internacional com a ascensão do cineasta carioca Alexandre Britto, que tem conquistado público e júris em diferentes países com seu longa de estreia, No Silêncio.
O suspense psicológico já percorreu América Latina, Europa e, em setembro, faz sua estreia nos Estados Unidos, ampliando a presença do audiovisual nacional em festivais de prestígio.
Assista o teaser:
NO SILÊNCIO
Longa. Suspense. 95min. 4k.
Direção: Alexandre Britto
Produção: Visom Digital Lab Alexandre Britto
Direção de Fotografia: @pedro_iorio
Direção de Arte: @luaveiga ( in memorian )
Direção de Produção: @tamara_lobo
Assistentes de Direção:
@felipe.coelho.rs
@eugabrielquintella
@luisamoes
Continuísta: @rosanarocha3
Som Direto, Ed. Som, Foley: @julio_lino_oficial
Trilha Sonora Original: @victorhuggoeu
Cor: @andre_tavares
Mixagem: @guido_pera
Montagem: @carlosvisom @labalexandrebritto Guilherme Negrão
VFX: Gerald Kohler
Supervisão Efeitos Especiais: @farjallafx1
Coordenação de Efeitos Visuais Especiais: @mariocampioli
Maquiagem: @marilemes_makeup
Cabelo: @anagil.beauty
Figurino: @carol.pereirapereira
Produção Executiva: @liviadelgatto Carlos de Andrade e Alexandre Britto
Com elenco formado por nomes como Evandro Miúdo, Clarice Alves, Nathália Silveira, Roberta Bahia, Felipe Coelho, Vitor Sampaio, Fernando Neves, Gabriel Quintella, André Américo, Jéssica Lima, Luis Felipe Nagy, Fabrício Victorino, Ninna Leite, Michele Hayashi, Anderson Tomazini e Raymundo de Souza, o longa mergulha nos bastidores de uma equipe de audiovisual. A trama acompanha o diretor Eduardo Porto (Miúdo) que, após ser agredido pelo pai de Glória, invade o happy hour de sua equipe de filmagem para tentar convencê-los a falar com a atriz. A história se desenrola ao longo de uma única madrugada, envolvendo o espectador em um clima de cumplicidade, segredos e disputas de poder, evidenciando o temperamento sádico de Eduardo e das ambições da equipe.
Reconhecimento internacional
Lançado em festival em outubro de 2024, No Silêncio já soma cinco prêmios – quatro como Melhor Longa-Metragem e um como Melhor Diretor Estreante – em diferentes países. Entre os destaques, está o World Film Festival – Remember the Future, em Cannes, na França, onde Britto foi consagrado com três troféus, incluindo o principal da noite: Grand Winner of the Year – 2025 (Lucile D’Or).
Em julho, o longa foi selecionado para o 7º Montgomery International Film Festival (MIFF), no condado de Maryland (EUA) no Alabama, onde concorre em dez categorias e está indicado como Melhor Filme. A mostra competitiva terá como jurado o produtor Marc Baschet, vencedor do Oscar com No Man’s Land. Ainda em setembro, o filme participa do Festival Cine Curta POA, em Porto Alegre, disputando 12 categorias. No Silêncio também foi reconhecido na América Latina, com o prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional no 9º Portoviejo Film Festival, no Equador, e circulou por diferentes cidades da Hungria em festivais de cinema de arte.
No Brasil, conquistou o público da Mostra Brasileira Independente de Cinema de Rua, no Rio de Janeiro, e foi exibido em Goiânia na tradicional mostra O Amor, a Morte e as Paixões.
Reconhecimentos no Brasil
Além dos prêmios, o longa tem recebido elogios de grandes nomes do audiovisual. A roteirista Ana Maria Moretzsohn, referência no setor, destacou:
“Roteiro, direção, atuação e mise-en-scène, tudo pulsa com sensibilidade e originalidade. A coragem do artista e de sua equipe em conceber um trabalho tão singular – e acertar na sua realização – faz o espectador vibrar.”
Britto, que estudou roteiro com Ana Maria e Patrícia Moretzsohn, considera esse reconhecimento uma conquista à parte:
“Receber essas palavras de duas profissionais que admiro e que tanto me ensinam é um prêmio enorme e muito me honra”, afirma.
Um artista múltiplo
Com formação em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Martins Penna, bacharel em Letras e pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual, Alexandre Britto construiu uma carreira diversificada. Dirigiu dez peças teatrais (sendo autor de oito), atuou em mais de vinte produções teatrais e publicou o conto Eterna Despedida na coletânea Alguns Contistas Contemporâneos, da Editora Uapê.
Atualmente, além da agenda internacional de festivais, Britto já desenvolve novos roteiros de longa-metragem e um projeto autoral em fase de preparação. Também está atuando e trabalhando como preparador de elenco em outro filme, expandindo ainda mais sua presença no audiovisual. “A cena é a matéria com a qual se vive todos os dias — seja pela lente, pela palavra ou pelo corpo em movimento. É especial ver No Silêncio dialogando em tantos lugares diferentes e sendo exibido e premiado em diferentes culturas.”
O impacto de No Silêncio
Produzido pela Visom Digital e pelo LAB – Laboratório Alexandre Britto, o longa é uma obra que provoca reflexão sobre ego e poder nos bastidores do audiovisual. Para o diretor, mais importante que os prêmios é a reação do público:
“O essencial é o filme ser exibido e as pessoas se emocionarem e refletirem sobre nossa história. Fizemos com muito cuidado e exigiu enorme dedicação nos últimos anos. Espero que ele continue reverberando e que os festivais, tanto no Brasil quanto internacionalmente, continuem exibindo e apresentando nossa história. Em setembro estamos em dois festivais, duas mostras competitivas, mas já tenho mais boas notícias – assim que puder, eu vou falar.”
Prêmios e Seleções
Melhor Filme – Mostra Brasileira Independente de Cinema de Rua (RJ)
Seleção – 16ª Mostra O Amor, a Morte e as Paixões (Goiânia/GO)
Melhor Filme Internacional – 9º Fecip – Portoviejo Film Festival (Equador)
Melhor Diretor Estreante, Melhor Filme de Suspense/Thriller e Grand Winner of the Year 2025 – Suspense – World Film Festival (Cannes, França)
Seleção – 12.o Malter Film Festival (Hungria)
Seleção – Festival Cine Curta POA (Porto Alegre/RS) – 25 a 28 de setembro/2025
Seleção – 7º Montgomery International Film Festival (EUA) – 15 de setembro/2025
Contato profissional: labalexandrebritto@gmail.com / @labalexandrebritto
Nenhum comentário:
Postar um comentário