quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Crítica do filme: “Uma Fada veio me visitar”

Por Graça Paes, RJ

Com direção de Vivi Jundi, produção executiva de Patrícia Chamon e baseado no livro de mesmo nome da escritora Thalita Rebouças, que também assina o roteiro com Patrícia Andrade, o filme “Uma Fada veio me visitar” estreia dia 12 de outubro,  Dia das Crianças, nos cinemas. 

O longa estrelado por  Xuxa e Antônia Périssé também tem no elenco Henrique Camargo, Lucas Burgatti, Henry Fiuka, Dani Calabresa, Zezeh Barbosa, Livia Inhudes, Denise Del Vecchio, entre outros.

No filme, a adolescente Luna se preocupa quando a mãe avisa que se ela tirar mais uma nota ruim ficará de castigo, e que não irá a festas, cinema, praia, shopping, não irá assistir televisão ou mesmo usar celular e computador por tempo indeterminado. Mas, eis que inesperadamente, além de sua preocupação com as notas, surge mais uma, durante a noite seu sono é interrompido pela visita inusitada de uma fada, e logo ela, que até então, não acredita em fadas, além disso, esta fada, lhe parece um tanto quanto estranha já que ela surge como uma personagem sápida de um filme, novela, algo do tipo. Mas, com muito esforço, algumas doses de magia e diálogos impagáveis, a simpática Tatu, a Fada, conquista a confiança de Luna. A partir daí, um mundo de descobertas incríveis tem início. Sendo que na verdade, a missão de Tatu, com a adolescente, é ajudar uma colega de classe da jovem, a Lara Amaral, que está prestes a passar por um grande problema, mas para isso a fada precisa da ajuda de Luna. O problema é que a tal Lara, além de ser a menina mais popular é a mais metida do colégio, e ainda fica com o carinha que Luna gosta. E ela é do tipo que não se enturma com quem não é do seu círculo de amizade. Na verdade, Luna e Lara não se bicam, como se costuma dizer no popular. Então, imaginem, para cumprir tal missão a Fada Tatu enfrentará muitos percalços e obstáculos. 


Será que Luna vai deixar de lado sua implicância com a colega de turma e vai ajudá-la? Será que Tatu vai a cumprir a sua tarefa e quem sabe conseguir uma promoção, após dormir por 35 anos por causa de um castigo? Para obter estas e outras respostas, você terá que assistir ao filme.


Assim como no livro, o longa “Uma fada veio me visitar” nos mostra que grandes amizades podem surgir de onde menos esperamos. E, nos prova que nem sempre as coisas são como parecem ser, e que problemas podem ser a chave para novas e enriquecedoras experiências.


Adolescência e praticamente tudo que ela engloba é o ponto chave deste filme infanto juvenil que tem a personagem Luna brilhantemente encenada por Antonia Périssé (Tonton). 


Comédia, drama, romance, tem um pouquinho de tudo. 


A obra também nos remete aos anos 80, época em que a Fada Tatu foi posta em sono profundo por 35 anos, o que justifica seus figurinos, comportamento, uso de acessórios como Walkman e gírias da época. 

O filme tem um roteiro leve, com algumas adaptações em relação ao livro homônimo, do qual é baseado, que contou com a autora da obra, Thalita Rebouças e com o trabalho também brilhante da roteirista Patricia Andrade, que juntas, conseguem traduzir de forma bem prática e com eficácia, a fase da adolescência que para muitos é cheia de percalços e mudanças drásticas de comportamento. 

A fotografia com cores saturadas, nos remete a alegria e vibração uma característica forte nesta obra, e nos leva ao apogeu dos anos 80. Já os figurinos da Fada Tatu e as personagens que eles homenageiam nos leva a viajar no tempo. 


Trilha sonora, montagem e atuações de Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos, e da talentosa TonTon, são hilariantes. 


A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 9. 

É um filme para ser assistido por toda a família e ser celebrado como um presente do Dia das Crianças, para os atuais baixinhos, e para os eternos baixinhos que cresceram acompanhando a Xuxa. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário