segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Petrobras é a patrocinadora master da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Graça Paes, RJ

Por meio do programa Petrobras Cultural, a empresa, mais uma vez, aposta na importância do festival e celebra 30 anos de apoio ao cinema brasileiro


Pelo terceiro ano, o evento conta com a Sala Petrobras na Mostra, espaço na área externa da Cinemateca Brasileira que vai abrigar sessões tradicionais e apresentações especiais e gratuitas


A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo tem a imensa alegria de, mais uma vez, contar com o patrocínio master da Petrobras.


Por meio do programa Petrobras Cultural, que aposta no cinema brasileiro e na importância dos festivais, uma nova edição do evento cinematográfico está sendo organizada para trazer ao público uma diversa seleção de filmes nacionais e estrangeiros, além de debates e oportunidades para a troca de ideias sobre o mercado audiovisual.


"Não existe energia mais potente do que a cultura". É no que acredita a empresa. Segundo a Petrobras, as manifestações culturais do Brasil são forças transformadoras e impulsionadoras do desenvolvimento que movimentam e mudam a sociedade. Por isso, há mais de 40 anos, a estatal tem um compromisso com a cultura do país — e neste 2025, celebra três décadas de apoio ao cinema nacional.


Para Renata de Almeida, diretora da Mostra, a parceria possibilita que mais pessoas tenham acesso à seleção do evento. “O patrocínio da Petrobras também permite que mais sessões gratuitas sejam programadas”, diz.


O festival conta ainda, pelo terceiro ano consecutivo, com um ambiente temporário na Cinemateca Brasileira. É a Sala Petrobras na Mostra, que vai abrigar, além de sessões tradicionais, apresentações especiais e gratuitas desta 49ª edição, que ocorre entre os dias 16 e 30 de outubro de 2025.


A Petrobras também é patrocinadora master da Mostrinha, que chega à segunda edição. O programa, dedicado à infância e à juventude, visa aproximar crianças e adolescentes do cinema, formando uma nova geração de espectadores. Nos dois fins de semana do evento, a Sala Petrobras na Mostra exibirá títulos infantojuvenis em sessões gratuitas.

 


Petrobras celebra 30 anos de apoio ao cinema nacional

A história da Petrobras com o cinema do Brasil faz 30 anos em 2025. Essa trajetória de apoio contínuo começou com Carlota Joaquina e inclui títulos emblemáticos que marcaram o audiovisual nacional, como Cidade de Deus, Tieta do Agreste, Cazuza, Bacurau, entre tantos outros que fazem parte da memória cultural do país. São mais de 600 filmes patrocinados, sendo que na última seleção pública, foram contempladas 26 novas produções.


Ao longo dessas três décadas, a Petrobras tem contribuído de forma consistente para o desenvolvimento do setor, apoiando a produção, a distribuição e a exibição de obras nos cinemas, em festivais e mostras, sempre buscando valorizar a diversidade e a riqueza da sociedade brasileira.


Além disso, a empresa conta com iniciativas como a Sessão Vitrine Petrobras (o projeto será tema de uma mesa no V Encontro de Ideais Audiovisuais, durante a 49ª Mostra), a Caravana Petrobras, que leva cinema para periferias e cidades onde não há salas, e o Espaço Petrobras de Cinema, na rua Augusta, reinaugurado neste ano com o nome da marca.


  

SERVIÇO – SALA PETROBRAS NA MOSTRA

Cinemateca Brasileira (área externa): Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, SP. 

Capacidade: 600 lugares.


 

PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA

Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário