quarta-feira, 9 de julho de 2025

Crítica do novo filme de "Superman"

 Por Graça Paes, RJ

Com direção de James Gunn, produção de DC Studios, The Safran Company e Troll Court Entertainment, roteiro baseado no Superman de Joe Shuster e Jerry Siegel, com duração de 2h 9m, o filme "Superman", o primeiro longa-metragem da DC Studios, estreia nos cinemas dia 10 de julho. 

Agora, Superman embarca em uma jornada para reconciliar sua herança kryptoniana com sua criação humana. James Gunn opta por não revisitar a origem do herói, concentrando-se em um Superman já atuante em Metrópolis, o que confere ao filme um tom mais maduro.


Filmado inteiramente em IMAX, com direção de fotografia de Henry Braham (Guardiões da Galáxia), o longa oferece uma experiência visual imersiva e de grande escala. A estética é fortemente inspirada nos quadrinhos, com cores vivas, figurinos clássicos e um visual “toyetic” que reforça o lado lúdico da produção.


Os efeitos visuais ganham destaque especialmente no clímax, com uso intenso de CGI em cenas grandiosas. 

David Corenswet impressiona ao dar vida a um Superman carismático e humano, com nuances de vulnerabilidade. O super herói retratado em 2025 tem uma abordagem contemporânea que combina humor, emoção e impacto visual. 


Já Rachel Brosnahan brilha como Lois Lane, oferecendo uma química palpável com o protagonista e profundidade emocional. 

Nicholas Hoult entrega uma versão contemporânea de Lex Luthor, mais contida e estrategicamente manipuladora, com um perfil corporativo convincente. 

Ah! E o que escrever sobre Krypto. Ele é a grande estrela do novo filme de Superman. O fofíssimo cão, além de arrebatar nossos corações, tem um papel narrativo de grande relevância, ele adocica as cenas, e é quem "salva" o Homem de Aço. Você também irá se apaixonar. Aguarde!!!

Além de Lex Luthor, temos mais vilões, Ultraman, a Engenheira, Martelo de Boraiva, entre outros. 


Em suma, as atuações sólidas, inclusive a de Krypto, e o uso inteligente do IMAX reforçam a proposta bem acertada desta nova versão de Superman.

Alguns fãs poderão sentir falta de mais cenas do nosso herói na redação do Planeta Diário, mas neste longa, o nosso homem de aço, que volta a usar a sunga vermelha, por cima do figurino, passará mais tempo em ação como o 'Superman'.  O repórter Clark Kent, dessa vez, aparece bem menos em cena. 

Tecnicamente, podemos dizer que direção e roteiro apostam em originalidade temática com um tom equilibrado e entregam qualidade. Mas, o longa peca um pouco na montagem, algumas cenas estão aceleradas demais e nos deixam um pouco confusos. 


Quanto a trilha sonora, ela é composta por John Murphy e David Fleming e mistura elementos orquestrais grandiosos com sintetizadores modernos. Há referências pontuais ao clássico tema de John Williams, que surgem com sutileza e sem parecerem datadas. A trilha é envolvente e tem efeitos em grande escala


Superman é um filme que mexe com o coração, que consegue equilibrar ação, humor e emoção, além de promover debates relevantes, sobre questões contemporâneas, como a imigração, o ódio nas redes sociais e a disseminação de fake news. 


O longa explora a figura do Superman como um imigrante e um símbolo da história dos Estados Unidos, abordando a sua luta para se inserir em uma sociedade que muitas vezes o vê como diferente. Além disso, o filme critica a polarização política, com manchetes que mostram a divisão entre conservadores e liberais em relação a um vilão, e reforça a importância da união e da crença na bondade humana


'Superman' é um mix perfeito de excelente fotografia, elenco afinadíssimo e roteiro redondinho.


Se inspirar nos Hqs, resgatar o espírito heróico do homem de aço, foi um grande acerto de Gunn, e nos dá esperança para continuar acreditando no gênero. E, certamente irá agradar fãs antigos e conquistar novos.


Se você curte um herói que inspire e emocione, esse é o Superman que faz jus ao nome, e ao legado.


Ah! Escolha uma sala IMAX, que é o ideal, e não saia correndo quando as letrinhas subirem. Tem duas cenas pós crédito! 


Assista o trailer:

A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 9. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário