Longa que marca a estreia de Marcos Palmeira na direção teve cenas rodadas em Alter do Chão, no Pará, e no Rio de Janeiro
"Sedução” começou a ser rodado em maio, em Alter do Chão. (Foto: Reynaldo Zangrandi)
As filmagens do longa-metragem “Sedução” chegaram ao fim nesta quinta-feira (12 de junho), no Rio de Janeiro. A ficção inspirada na história real que revela um segredo familiar, marca a estreia de Marcos Palmeira na direção de cinema, ao lado de seu pai, Zelito Viana. Além de codirigir, Marcos é o protagonista Paulo, um ator renomado, acostumado a ser bajulado, que vive alienado em seu próprio mundo. “Sedução” é produzido pela Mapa Filmes e coproduzido pela Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil. A distribuição será da H2O Films.
“O filme é um resgate familiar, uma mistura da minha vida com a do meu pai, que descobriu que o pai dele teve uma segunda família em outro estado. O personagem começa num lugar para acabar, como eu, transformado através do contato com o Brasil profundo”, conta Marcos.
Com cenas rodadas em Alter do Chão, no Pará, “Sedução” conta a história da reviravolta na vida de Paulo (Marcos). Quando recebe a notícia da morte do pai, na região Norte, ele se vê obrigado a deixar sua vida para trás. A contragosto, embarca em uma jornada para resolver os assuntos pendentes do pai, mas, ao longo do caminho, entra em contato com a realidade do Brasil profundo e passa por uma transformação radical.
No elenco, também estão nomes de destaque do audiovisual brasileiro. Camila Morgado (“Olga”, “A Casa das Sete Mulheres”, “Bom Dia, Verônica”) interpreta Sara Teixeira; Dira Paes “Dois Filhos de Francisco”, “Pureza”,”Amores Roubados”), premiada atriz paraense, dá vida a Maria Rita Martins. Completam o elenco Begê Muniz, Mell Muzzillo, Carlos Betão, Paulo Queiroz, Fidelis Baniwa, Neire Lopes, Pedro Manoel Nabuco e Beatriz Cohen.
“É uma produção de baixo orçamento, um filme de guerrilha. A ideia do projeto vem sendo cultivada há mais de uma década”, complementa Marcos.
Zelito Viana contou sobre a experiência e escolha de filmar em Alter do Chão: “Nesse filme, o meio ambiente também é um personagem. Eu optei por fazer um filme naturalista, como um ‘documentário em forma de ficção’. É preciso que as pessoas acreditem naquilo que estão vendo. Não há direção de arte que consiga reproduzir aquele lugar, porque são coisas ancestrais. A comunidade de Santarém já existe muito antes do ‘descobrimento do Brasil’. Precisamos respeitar essa história”.
SINOPSE
Paulo Martins, ator de novelas no auge da carreira, parece ter conquistado tudo aquilo que queria – fama e dinheiro. Durante uma gravação, recebe a notícia da morte do pai, a quem não via há 30 anos, o que o leva para uma jornada existencial na floresta Amazônica, às margens do rio Tapajós, em busca das memórias paternas e de pedaços de si mesmo deixados pelo caminho. Paulo entra em contato com personagens que passam a fazer parte da sua vida: irmãos desconhecidos, o amigo charlatão, ex-mulheres e prostitutas que cruzaram o caminho do Coronel, seu pai. Em meio a esse reencontro com suas origens, Paulo também viverá uma paixão arrebatadora com Maria Rita, última amante do Coronel — uma paixão tão profunda e efêmera quanto as águas do rio.
ELENCO
Marcos Palmeira – Paulo Martins
Camila Morgado – Sara Teixeira
Dira Paes – Maria Rita Martins
Begê Muniz – Miguel
Sheila – Mell Muzzillo
Carlos Betão – Manuel
Jean Pierre Noher - Alvaro
Paulo Queiroz – Advogado
Fidelis Baniwa – Francisco
Neire Lopes – Dona Magnólia
Pedro Manoel Nabuco – Rick Carvalho
Beatriz Cohen – Tiana
FICHA TÉCNICA
Direção – Zelito Viana e Marcos Palmeira
Direção de Fotografia – Reynaldo Zangrandi
Produção Executiva – Katiuscha Melo
Direção de Arte – Fabiana Egrejas
Figurino – Carol Lobato
Produção – Mapa Filmes
Coprodução – Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil
Distribuição – H2O Films
Nenhum comentário:
Postar um comentário