quarta-feira, 31 de julho de 2024

Vem aí: “Bruna Surfistinha 2”

Por Graça Paes, RJ

Depois de 13 anos de intervalo, a garota de programa mais famosa do Brasil está de volta.  A  TvZero, em parceria com a Imagem Filmes, anuncia a produção do longa-metragem Bruna Surfistinha 2, filme que em sua  primeira versão levou mais de 2 milhões de brasileiros aos cinemas. 

A atriz Deborah Secco volta às telas como a protagonista, a garota de programa que levou mais de 2 milhões de brasileiros aos cinemas. 

Na coprodução e direção estará Marcus Baldini que também assinou o primeiro longa em 2011.  

Deborah, também coprodutora do filme, define Bruna Surfistinha como um dos personagens mais importantes da sua vida: “Me fez ser uma pessoa completamente diferente, um dos mergulhos artísticos mais profundos que eu já tive. Ela tem muita história pra contar ainda, mas eu imaginei que não fosse acontecer”. 

A primeira versão do filme Bruna Surfistinha, uma adaptação cinematográfica do bestseller literário “O Doce Veneno Do Escorpião: o Diário de uma Garota de Programa”, de Raquel Pacheco, conta a história da jovem Raquel (Deborah Secco), filha de classe média paulistana que um dia sai de casa e toma uma decisão surpreendente: virar garota de programa. Em pouco tempo, Raquel se transforma em Bruna Surfistinha e passa a ser uma celebridade nacional, contando sua rotina em um blog na internet.

Para o diretor Marcus Baldini, o longa continua vivo na memória do público: “É impressionante ver como o primeiro Bruna é um filme que permanece vivo e continua atraindo atenção dos espectadores. Olhando para o mundo de hoje, muito diferente do que era 15 anos atrás (data do início das filmagens), vejo como vai ser um desafio grande dar continuidade a essa história. Ao mesmo tempo, me parece uma grande oportunidade visitar de novo essa personagem junto com a Deborah. Agora, de um ponto de vista mais maduro tanto do lado pessoal como profissional."

No momento que comemora os 30 anos da sua produtora, Roberto Berliner, sócio-fundador da TvZero, se mostra empolgado com a sequência de Bruna Surfistinha: "O primeiro filme mostrou de forma humana a vida de uma garota de programa, que encara, muitas vezes, homens desumanos que as contratam. Agora vamos voltar com a Bruna trazendo outros temas. Muito bom estar ao lado da Deborah, do Baldini e da Imagem, todos mais maduros, para provocar novas sensações nas plateias."


2ª temporada de Round 6 estreia em 26 de dezembro na Netflix

A temporada final chega em 2025


Por Graça Paes, RJ 


A Netflix anunciou nesta quarta-feira, dia 31 de julho, que a segunda temporada de Round 6, estreia em 26 de dezembro de 2024 e que a temporada final chega a plataforma em 2025. 

A novidade foi comunicada aos fãs de todo o mundo em uma carta escrita por Hwang Dong-hyuk, produtor executivo, roteirista e diretor da série


Assista ao teaser do anúncio de data da segunda temporada

SOBRE ROUND 6 - TEMPORADA 2

Com novos planos, Gi-hun desiste de ir embora para os EUA e começa um novo capítulo de sua história.

Estreia: 26 de dezembro de 2024

Direção e roteiro por: Hwang Dong-hyuk

Produção executiva: Kim Ji-yeon e Hwang Dong-hyuk

Produzido por:  Firstman Studio





terça-feira, 30 de julho de 2024

Telecine promove sessão gratuita de 'O Mensageiro', de Lúcia Murat, no Festival de Cinema de Paraty

Por Graça Paes, RJ

Entre os dias 1º e 04 de agosto, acontece a 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty, que chega com o objetivo de fomentar o setor cultural na cidade histórica e na região da Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro. Parceiro do evento, o Telecine apresenta uma sessão especial de sua coprodução 'O Mensageiro', filme de Lúcia Murat que chega aos cinemas no dia (15/8).

A exibição será nesta quinta-feira (dia 1º), às 20h, no Cinema da Praça, de forma gratuita, com retirada de cartão de acesso 1 hora antes.

Na trama, Vera, presa numa fortaleza militar durante a ditadura, em 1969, conhece um soldado, Armando, que, diante da tortura da mulher, decide levar uma mensagem para a família de Vera. Assim, ele estabelece uma relação afetiva com D. Maria, mãe de Vera. Apesar dos horrores do tempo, o filme trabalha sobre a possibilidade de um diálogo entre duas pessoas solitárias e perdidas, uma senhora de alta classe média e um jovem de origem rural que veio do sul para servir o exército. Hoje, Vera, aos 70, é professora na universidade e debate com seus alunos sobre política, perdão e Hannah Arendt.

Sessão Telecine de ‘O Mensageiro’ no Festival de Cinema de Paraty

Local: Cinema da Praça - Rua Mal. Deodoro, 3,  Centro Histórico, Paraty - RJ

Dia: Quinta-feira (dia 1º de agosto)

Horário: 20h



quarta-feira, 24 de julho de 2024

Crítica do filme: “Deadpool & Wolverine”

Por Graça Paes, RJ 

Com direção de Shawn Levy, roteiro de Ryan Reynolds, Shawn Levy, Wendy Molyneux, Rhett Reese, Zeb Wells, Paul Wernick, Lizzie Molyneux, produção de Ryan Reynolds, Shawn Levy, Kevin Feige, Simon Kinberg, Lauren Shuler Donner. O longa, “Deadpool & Wolverine”, que é sequência da saga DeadPool estreia nos cinemas dia 24 de julho. 

"Deadpool & Wolverine" é uma sequência muito divertida, tanto da saga DeadPool, como dos demais filmes da temática de super-heróis.  

O longa é repleto de participações especiais, do início ao fim, mas sem deixar o lado “sombrio” de nosso anti-herói favorito de lado.  

Os fãs da Marvel ao redor do mundo que se preparem, tem easter eggs, menções a Fox, sátiras muito bem colocadas, tem bastante sangue, como não poderia deixar de ser, mas tem muito humor e até um pouquinho de drama. E, claro, que temos que ressaltar essa união entre DeadPool e Wolverine e o grande retorno de Hugh Jackman as telonas. 

Se você ama filme de heróis, de anti-heróis, se prepare!!! Essa dupla, Deadpool e Wolverine, te fará dar boas risadas, e também te colocará para refletir sobre amor, lealdade, amizade, família e amor ao próximo. 

É tanta referência na telona que é capaz de você querer rever diversos filmes que o longa menciona. 

Em “Deadpool & Wolverine”, o nosso anti-herói Deadpool (Reynolds) busca a ajuda de um dos mutantes mais famosos das telonas, Wolverine (Jackman), para salvar sua realidade, e todos aqueles que ama, da destruição iminente. E, a partir daí se prepare para muita ação, muitas sequências maravilhosas.

Temos que ressaltar as belas atuações. Todos os atores em cena, até mesmo os figurantes, estão dando um show.  Mas, temos que aplaudir de pé a atriz Emma Corrin, que aliás veio ao Brasil com os protagonistas divulgar o filme. Ela interpreta Cassandra Nova, que pela primeira sai dos quadrinhos e vai para a telona. 

Com um roteiro que atende o seu propósito embalado por uma trilha sonora para lá de especial e efeitos espetaculares tecnicamente o filme atende bem as expectativas. 

Sem spoilers, eu só posso te dizer que escolha uma sala de cinema com boa qualidade de som e imagem e que se prepare para assistir este encontro, pra lá de especial, entre Reynolds e Jackman ou melhor de Deadpool e Wolverine que irá te surpreender muito. 

A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 9.5. 




NOVIDADES!!! O CORVO ganha pôster e teaser oficial

Por Graça Paes, RJ 


O CORVO: UM AMOR DE VERDADE NUNCA MORRE! 

Baseado nos quadrinhos de James O'Barr, a nova adaptação é protagonizada por Bill Skarsgård e FKA twigs e chega aos cinemas em 22 de agosto.


Conhecido por seu papel como Pennywise em 'It: A Coisa', Bill Skarsgård estrela o filme ao lado da cantora FKA twigs, que faz sua estreia no cinema. 


Um dos projetos mais comentados da indústria cinematográfica dos últimos anos, o filme é uma nova versão do clássico estrelado por Brandon Lee em 1994.


O CORVO, dirigido por Rupert Sanders (Branca de Neve e o Caçador), acompanha Eric Draven (Bill Skarsgård), um homem que encontra em Shelly Webster, (FKA twigs) sua alma gêmea. O casal é conectado por um passado sombrio. E, após o brutal assassinato de ambos, é concedido a Eric uma chance de salvar seu verdadeiro amor do limbo Ele, então, embarca em uma jornada implacável por vingança, atravessando os limites entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Eric quer corrigir erros e também fazer justiça com as próprias mãos e para isso assume a identidade de Corvo.

A trilha sonora do filme conta com artistas com nomes de peso. Enya, Post Malone, Ozzy Osbourne e Travis Scott são alguns deles. O elenco de O CORVO ainda inclui Danny Huston (“O Convento”), Jordan Bolger (“A Mulher Rei”), Laura Birn (“Caçada Mortal”), e David Bowles (As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian). Na equipe artística, o filme tem trilha sonora de Volker Bertelmann (ganhador do Oscar por Nada de Novo no Front), e desenho de produção de Robin Brown.

Ficha Técnica:

Direção: Rupert Sanders

Roteiro: Zach Baylin, e William Schneider

Produção: Edward R. Pressman, Samuel Hadida, Victor Hadida, John Jencks, Molly Hassell

Elenco: Bill Skarsgård, FKA twigs e Danny Huston


quarta-feira, 17 de julho de 2024

Academia Brasileira de Cinema divulga os finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024

A 23ª edição da maior premiação do audiovisual do país será realizada no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e terá homenagem ao Cinema Novo 

A Academia Brasileira de Cinema divulga a lista dos finalistas ao Prêmio Grande Otelo e dá início à contagem regressiva para a maior premiação do setor audiovisual nacional, que neste ano homenageia o Cinema Novo. A cerimônia está confirmada para 28 de agosto, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. Os filmes com maior número de indicações são “Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, ambos finalistas em 12 categorias. Veja abaixo a lista completa de indicações.


A partir desta 23º edição, a Academia Brasileira de Cinema renomeia o evento (que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e lança uma nova marca para ampliar a homenagem ao ator e comediante que é um dos maiores ícones do nosso cinema e já dava nome ao Troféu Grande Otelo. Neste ano, a Academia apresenta também um novo site exclusivamente dedicado ao Prêmio, que reúne todos os detalhes da premiação, que terá direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes.


“Chegamos à 23ª edição do Prêmio do Cinema Brasileiro, agora rebatizado de Prêmio Grande Otelo, com um recorde de obras inscritas. Uma alegria ver a potência do nosso audiovisual num ano em que homenagearemos o Cinema Novo, movimento essencial para entendermos que somos protagonistas das histórias que só a gente pode contar”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.


Votado pelos sócios da Academia, o Prêmio Grande Otelo vem passando por atualizações desde que foi criado, sempre acompanhando as mudanças do mercado audiovisual. Com o objetivo de abranger a multiplicidade de formatos narrativos, a Academia criou este ano duas novas categorias: Melhor Atriz e Melhor Ator de Série de Ficção. No total, são 30 categorias, incluindo a de filmes ibero-americanos, com produções indicadas pelas academias de cinema dos 13 países associados à FIACINE (Federação Ibero-americana de Cinema). A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular. 


“Receber mais uma edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na Cidade das Artes é uma honra, principalmente no ano em que ele passa a se chamar Prêmio Grande Otelo, homenageando um dos atores que representou tão bem o Brasil e o Rio de Janeiro nas telonas, no teatro e na música popular. A cidade sempre foi cenário de grandes produções nacionais e, no ano passado, subiu no ranking dos locais mais filmados do mundo, com mais diárias de gravação que Paris. Por isso, estamos sempre apostando no setor e, este ano, vamos investir R$34 milhões no Programa de Fomento Pró-Carioca Audiovisual, reafirmando a importância dessa atividade econômica para a nossa cidade”, diz o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.


A lista de finalistas de 2024 reúne mais de 200 profissionais indicados em 39 diferentes longas-metragens brasileiros e 5 longas ibero-americanos. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 16 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).


O Prêmio Grande Otelo é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, de 12 a 22 de julho, com votação entre os sócios da Academia. A votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário, acontece de 26 de julho a 27 de agosto.


Em 2024, foram inscritos mais de 3 mil profissionais nas diferentes categorias, 94 longas de ficção, 67 longas documentários, 13 longas infantis, 7 longas de animação, 32 séries de ficção, 33 séries documentais, 4 séries de animação, 24 curtas-metragens animação, 38 curtas documentários, 22 curtas ficção, 9 filmes ibero-americanos.


O Prêmio Grande Otelo 2024 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apuração PwC Brasil.



FINALISTAS – PRÊMIO GRANDE OTELO 2024


MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO


MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane. 

Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes.


NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho. 

Produção: Sérgio de Carvalho por Saci Filmes e Pedro von Krüger por Com Domínio Filmes.


NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA, de Eduardo Albergaria. 

Produção: Leonardo Edde e Eduardo Albergaria por Urca Filmes.


O SEQUESTRO DO VOO 375, de Marcus Baldini. 

Produção: Joana Henning e Paula Torres por Estúdio Escarlate.


PEDÁGIO, de Carolina Markowicz. 

Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes.


MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA 

(concorre exclusivamente na categoria Voto Popular)


DESAPEGA!, de Hsu Chien. 

Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes e Catarina Chamon por Rubi Filmes e Produções Artísticas. 


MINHA IRMÃ E EU, de Susana Garcia. 

Produção: Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli e Veronica Stumpf por Paris Produções Cinematográficas. 


OS FAROFEIROS 2, de Roberto Santucci. 

Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes. 


PÉROLA, de Murilo Benício. 

Produção: Marcello Ludwig Maia por República Pureza Filmes e Murilo Benício por M.B. Produções. 


SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano. 

Produção: Renata Martins Alvarez por Pink Flamingo Filmes. 


TRÊS TIGRES TRISTES, de Gustavo Vinagre. 

Produção: Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro por Carneiro Verde Filmes. 


MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO


ANDANÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO, de Pedro Bronz. Produção: Roberto Berliner por TV Zero.


BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Produção: Camilo Cavalcanti por Clariô Filmes.


ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay. Produção: Diogo Zecchin Pires Gonçalves e Roberto de Oliveira por Rinoceronte Entretenimento.


NADA SERÁ COMO ANTES - A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, de Ana Rieper. 

Produção: Ana Rieper e Suzana Amado por Paladina Produções Artísticas.


RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho. 

Produção: Emilie Lesclaux por Cinemascópio, Silvia Cruz e Felipe Lopes por Vitrine Filmes.


MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO


A ILHA DOS ILUS, de Paulo G. C. Miranda. 

Produção: Ricardo de Podestá, Paulo G.C. Miranda e Thiago Camargo por Mandra Filmes.


BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, de Marão. 

Produção: Marcelo Fabri Marão por Marão Desenhos Animados .


CHEF JACK, O COZINHEIRO AVENTUREIRO, de Guilherme Fiuza Zenha. 

Produção: Luiz Fernando de Alencar e Giordano Becheleni por Immagini Animation Studios.


PERLIMPS, de Alê Abreu. 

Produção: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi por Buriti Filmes, Ernesto Soto Canny por Misti Filmes e Alê Abreu por Alê Abreu Produções.


UMA NOITE ANTES DO NATAL, de Nelson Botter Jr.

Produção: Nelson Botter Jr e Fernando Alonso por Tortuga Studios.


MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL


AS AVENTURAS DE POLIANA – O FILME, de Claudio Boeckel. 

Produção: Mara Lobão e Rodrigo Montenegro por Panorâmica.


DOIS É DEMAIS EM ORLANDO, de Rodrigo Van Der Put. 

Produção: Diego Paiva, Alberto Graça e Luciana Boal Marinho por MPC Filmes.


TURMA DA MÔNICA JOVEM – REFLEXO DO MEDO, de Mauricio Eça. 

Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes Produtora.


UMA CARTA PARA O PAPAI NOEL, de Gustavo Spolidoro. 

Produção: Aletéia Selonk por Okna Produções.


UMA FADA VEIO ME VISITAR, de Viviane Jundi. 

Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes Produtora e Catarina Chamon por Rubi Filmes e Produções Artísticas.


MELHOR DIREÇÃO


ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.


CAROLINA MARKOWICZ por Pedágio.


KLEBER MENDONÇA FILHO por Retratos Fantasmas.


MARCUS BALDINI por O Sequestro do Voo 375.


TOMÁS PORTELLA por Aumenta que é Rock’n’ Roll.


MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM


ANA PETTA e HELENA PETTA por Quando Falta o Ar.


LILLAH HALLA por Levante.


NARA NORMANDE e TIÃO por Sem Coração.


NATÁLIA DIAS e CAMILO CAVALCANTI por Belchior - Apenas um Coração Selvagem.


SILVIO GUINDANE por Mussum, o Filmis.


MELHOR ATRIZ DE LONGA-METRAGEM


BÁRBARA PAZ como Isis por A Porta ao Lado.


DÉBORA FALABELLA como Ana por Bem-Vinda, Violeta.


DRICA MORAES como Pérola por Pérola


MAEVE JINKINGS como Suellen por Pedágio.


VERA HOLTZ como Virgínia por Tia Virgínia.


MELHOR ATOR DE LONGA-METRAGEM


AILTON GRAÇA como Mussum por Mussum, o Filmis.


CHICO DIAZ como Alê por Noites Alienígenas.


JOHNNY MASSARO como Luiz Antônio Mello por Aumenta que é Rock’n’ Roll.


JUAN PAIVA como Buchecha por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.


PAULO MIKLOS como Adoniran Barbosa por Saudosa Maloca.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM


ALICE CARVALHO como Lili por Angela.


ALINE MARTA MAIA como Telma por Pedágio.


ARLETE SALLES como Vanda por Tia Virgínia.


CACAU PROTÁSIO como Malvina (fase 1) por Mussum, o Filmis.


GRACE PASSÔ como Sol por Levante.


MELHOR ATOR COADJUVANTE DE LONGA-METRAGEM


ANTÔNIO PITANGA como Tavares por Tia Virgínia.


GABRIEL LEONE como Armando por O Rio do Desejo.


GEORGE SAUMA como Samuca por Aumenta que é Rock’n’ Roll.


GERO CAMILO como Mato Grosso por Saudosa Maloca.


JORGE PAZ como Nonato por O Sequestro do Voo 375.


YURI MARÇAL como Carlinhos Jovem por Mussum, o Filmis.


MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA


ADRIAN TEIJIDO, ABC, por O Rio do Desejo.


EVGENIA ALEXANDROVA por Sem Coração.


GUSTAVO HADBA, ABC, por Bem-Vinda, Violeta.


KIKA CUNHA, ABC, por Pérola.


NONATO ESTRELA, ABC, por Mussum, o Filmis.


RHEBLING JUNIOR por O Sequestro do Voo 375.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


ADIRLEY QUEIRÓS e JOANA PIMENTA por Mato Seco em Chamas.


ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.


CAROLINA MARKOWICZ por Pedágio.


DANIEL BANDEIRA por Propriedade.


FABIO MEIRA por Tia Virgínia.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO


ADRIANO FALCÃO, MARCELO SABACK e JÔ ABDU – Adaptado da peça teatral “Pérola”, de Mauro Rasi – por Pérola.


CAMILO CAVALCANTI, RODOLFO MINARI e SÉRGIO DE CARVALHO – adaptado do livro "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho – por Noites Alienígenas.


LUSA SILVESTRE e MIKAEL DE ALBUQUERQUE – Adaptado do documentário “Sequestro do Voo 375”, de Constâncio Viana – por O Sequestro do Voo 375.


PAULO CURSINO – adaptado do livro “Mussum, uma história de humor e samba”, de Juliano Barreto – por Mussum, o Filmis.


SERGIO MACHADO, GEORGE WALKER TORRES, MARIA CAMARGO e MILTON HATOUM – adaptado da obra “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum – por O Rio do Desejo.


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE


ADRIAN COOPER por O Rio do Desejo.


ANA MARA ABREU por Tia Virgínia.


CLÁUDIO AMARAL PEIXOTO por Aumenta que é Rock’n’Roll.


KAREN ARAUJO por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.


RAFAEL RONCONI por O Sequestro do Voo 375.


MELHOR FIGURINO


ALEX BROLLO por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.


ANA AVELAR e JOANNA RIBAS por Aumenta que é Rock’n’Roll.


BIA SALGADO por Pérola.


CASSIO BRASIL por Mussum, o Filmis.


LETÍCIA BARBIERI por O Sequestro do Voo 375.


MELHOR MAQUIAGEM


IRANDÊ COSTA por Aumenta que é Rock’n’Roll.


MARCOS FREIRE por Tia Virgínia.


MARI PIN e MARTÍN MACÍAS TRUJILLO por Mussum, o Filmis.


SIMONE BATATA por O Sequestro do Voo 375.


ZÉ LUCAS por Noites Alienígenas.


MELHOR EFEITO VISUAL


JOSÉ FRANCISCO NETO, ABC, por Mussum, o Filmis.


MARCELO CUNHA e JOAQUIM MORENO por O Sequestro do Voo 375.


MARCELO SIQUEIRA, ABC e ALEXANDRE CRUZ, V.E.S, por Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo.


MARCELO SIQUEIRA, ABC, por Aumenta que é Rock’n’Roll.


MARCELO SIQUEIRA, ABC, por Mamonas Assassinas, O Filme.


MELHOR MONTAGEM


ANDRÉ SAMPAIO por Noites Alienígenas.


ANDRÉ SIMÕES por Mussum, o Filmis.


EDUARDO ALBERGARIA e WALDIR XAVIER por Nosso Sonho, a História de Claudinho e Buchecha.


JOÃO WAINER por Elis & Tom, só Tinha de Ser com Você.


KAREN AKERMAN e VIRGÍNIA FLORES por Tia Virgínia.


LUCAS GONZAGA e GUSTAVO VASCONCELOS por O Sequestro do Voo 375.


MELHOR SOM


ANDRÉ BELLENTANI, FILIPE DERADO e TOCO CERQUEIRA por Pedágio.


BERNARDO UZEDA, EVANDRO LIMA, ABC e GUSTAVO LOUREIRO por Medusa.


EVANDRO LIMA, ABC, ACÁCIA LIMA, TOMÁS ALEM, GUSTAVO LOUREIRO e RODRIGO NORONHA por Mussum, o Filmis.


SÉRGIO SCLIAR, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC, por O Sequestro do Voo 375.


VALÉRIA FERRO, RENATO CALAÇA, SIMONE PETRILLO e PAULO GAMA por Aumenta que é Rock’n’Roll.


MELHOR TRILHA SONORA


BERNARDO GEBARA por Noites Alienígenas.


BERNARDO UZEDA e ANITA ROCHA DA SILVEIRA por Medusa.


BETO VILLARES por O Rio do Desejo.


DADO VILLA-LOBOS por Aumenta que é Rock’n’Roll.


PLÍNIO PROFETA por Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha.


PLÍNIO PROFETA por O Sequestro do Voo 375.


MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO


AL OTRO LADO DE LA NIEBLA (Equador) / Documentário – Direção: Sebastián Cordero. Indicação: Academia de las Artes Audiovisuales y Cinematográficas del Equador.


EL OTRO HIJO (Colômbia, Argentina e França) / Ficção – Direção: Juán Sebastián Quebrada. Indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas.


LA SOCIEDAD DE LA NIEVE (Espanha, Uruguai, Argentina e Chile) / Ficção – Direção: J.A. Bayona. Indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España.


LOS COLONOS (Chile, Argentina, Reino Unido, Taiwan e EUA) / Ficção – Direção: Felipe Gálvez. Indicação: Academia de Cine de Chile.


PUAN (Argentina, Brasil, Italia, França e Alemanha) / Ficção- Direção: María Alché y Benjamín Naishtat. Indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina.


MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING


A VIDA PELA FRENTE - Direção: Leandra Leal e Bruno Safadi. Escrita por: Rita Toledo, Carol Benjamin, Fernanda Frotté e Victor Nascimento. Produtora Brasileira Independente: Daza Filmes – Maria Barreto, Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo. Canal Exibidor: Globoplay.


BETINHO - NO FIO DA NAVALHA – Direção Geral: Andre Felipe Cavalcanti Binder. Escrita por: Alex Medeiros, Armando Praça, George Walker, José Júnior, Manaíra Carneiro, Rafaela Camello e Sérgio Machado. Produtora Brasileira Independente: Formata Produções e Afroreggae Audiovisual – Daniela Busoli, Leonardo Lessa e José Pereira de Oliveira Junior. Canal Exibidor: Globoplay e Globo.


CANGAÇO NOVO – Direção Geral: Fabio Mendonça e Aly Muritiba. Escrita por: Mariana Bardan, Eduardo Melo, Fernando Garrido e Erez Milgrom. Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes – Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck. Canal Exibidor: Prime Video.


DOM – Direção Geral: Breno Silveira. Escrita por: Fábio Mendes, Higia Ikeda, Priscila Gontijo e Marcelo Vindicatto. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Renata Brandão e Breno Silveira. Canal Exibidor: Prime Video.


FIM - Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por: Fernanda Torres. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Andrucha Waddington e Renata Brandão. Canal Exibidor: Globoplay.


MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING


DIRETORES DE ARTE – Direção Geral: Flávio Ramos Tambellini. Escrita por: Flávio Ramos Tambellini. Produtora Brasileira Independente: Tambellini Filmes – Flávio Ramos Tambellini Canal Exibidor: Canal Curta!


LÍNGUAS DA NOSSA LÍNGUA – Direção Geral: Estevão Ciavatta. Escrita por: Estevão Ciavatta. Produtora Brasileira Independente: Pindorama Filmes – Estevão Ciavatta. Canal Exibidor: HBO Max.


MASSACRE NA ESCOLA - A TRAGÉDIA DAS MENINAS DE REALENGO – Direção Geral: Bianca Lenti. Escrita por: Lúcia Tupiassú e Daniela Kopsch. Produtora Brasileira Independente: Giros Filmes – Belisário Franca, Bianca Lenti e Mauricio Magalhães. Canal Exibidor: HBO Max.


O CASO ESCOLA BASE – Direção Geral: Paulo Henrique Fontenelle. Escrita por: Paulo Henrique Fontenelle e Clarice Taliby. Produtora Brasileira Independente: Mistika Produções – Ariadne Mazzetti. Canal Exibidor: Canal Brasil.


VIAJANDO COM OS GIL – Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por: Hermano Vianna e Sebastián Gadea. Produtora Brasileira Independente: Conspiração – Andrucha Waddington e Renata Brandão. Canal Exibidor: Prime Video.


MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO, DE PRODUÇÃO INDEPENDENTE, PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING


ESQUADRÃO DO MAR AZUL – Direção Geral: Rubens Belli. Escrita por: Marcela Catunda. Produtora Brasileira Independente: Belli Studio – Aline Belli. Canal Exibidor: TV Rá Tim Bum.


O HOTEL SILVESTRE DE ANA FLOR – Direção Geral: Andrés Lieban. Escrita por: Denise Crispun. Produtora Brasileira Independente: 2DLab – Andrés Lieban e André Breitman. Canal Exibidor: Discovery Kids e HBO Max.


TRONIK – Direção Geral: Ale Mchaddo Escrita por: Ale Mchaddo. Produtora Brasileira Independente: 44 Toons Produções Artísticas – Guilherme Machado de Sá, Rafael Reinoso e Ale Mchaddo. Canal Exibidor: TV Rá Tim Bum.


ZOOPEDIA – Direção Geral: Camila Monart. Escrita por: Erickson Marinho, Bruno Antônio, Camila Monart e Ulisses Brandão. Produtora Brasileira Independente: Viu Cine – Ulisses Brandão. Canal Exibidor: EBC-TV Brasil.


MELHOR ATRIZ SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING


ALESSANDRA NEGRINI como Inês por Cidade Invisível.


ALICE CARVALHO como Dinorah por Cangaço Novo.


BIANCA COMPARATO como Carmem por João Sem Deus - A Queda de Abadiânia.


MARJORIE ESTIANO como Ruth por Fim.


THAINA DUARTE como Dilvania por Cangaço Novo.


MELHOR ATOR SÉRIE DE FICÇÃO PARA TV ABERTA, TV PAGA OU STREAMING


ALLAN SOUZA LIMA como Ubaldo por Cangaço Novo.


BRUNO MAZZEO como Silvio por Fim.


FÁBIO ASSUNÇÃO como Ciro por Fim.


GABRIEL LEONE como Pedro por Dom.


JULIO ANDRADE como Betinho por Betinho - No Fio da Navalha.


MARCO NANINI como João de Deus por João Sem Deus - A Queda de Abadiânia.


MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO


A MENINA E O MAR, direção Gabriel Mellin.


OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO, direção Renato Sircilli.


QUINZE QUASE DEZESSEIS, direção Thais Fujinaga.


SE PRECISAR DE ALGO, direção Mariana Cobra.


YÃMÎ YAH-PÁ | FIM DA NOITE, direção Vladimir Seixas.


MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO


AS MARIAS, direção Dannon Lacerda.


CAMA VAZIA, direção Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet.


EU, NEGRA, direção Juh Almeida.


MACALÉIA, direção Rejane Zilles.


THUË PIHI KUUWI - UMA MULHER PENSANDO, direção Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami.


MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO


ERA UMA NOITE DE SÃO JOÃO, direção Bruna Velden.


JUSSARA, direção Camila Ribeiro.


LAPSO, direção Mônica Moura.


MULHER VESTIDA DE SOL, direção Patrícia Moreira.


QUINTAL, direção Mariana Netto.







terça-feira, 9 de julho de 2024

'TODA FAMÍLIA TEM': A Série de comédia estrelada por Pedro Ottoni, Solange Couto, Érico Brás e Maíra Azevedo tem festa de lançamento no Rio 

Por Graça Paes, RJ  

Na noite de segunda-feira, dia 8 de julho, no Faro Beach Club, no Leblon, na Zona Sul do Rio, a Prime Vídeo lançou a série Original Amazon ‘Toda Família Tem’, com direito a exibição do primeiro episódio, festão, muitas comidinhas gostosas, e uma vasta lista de convidados vip’.

Todo o elenco estava presente: Pedro Ottoni, Duda Pimenta, Erico Brás, Solange Couto, Maira Azevedo (Tia Má), Gabriela Dias, Sergio Loroza, Ramon Francisco, Bethânia Campos, Caique Ivo, Pedro Novaes, Anderson Muller e Jonathan Haagensen.

Também participaram do lançamento e da festa em comemoração os atros Jonathan Azevedo, Ruan Aguiar, Nicolas Paixão, Guth Sotero, Renata Andrade, Gabriela Loran, Thamirys Borsan, Giovanna Pitel, Alef Cardoso, Guth Sotero,  Douglas Silva, os gêmeos Gêmeos Faiska e Fumassa Alves, entre outros.  A comédia familiar é estrelada por Pedro Ottoni, Solange Couto, Érico Brás e Maíra Azevedo, e tem direção de  Cris D’Amato e Yasmin Thayná. 

A produção é a mais recente adição à assinatura prime é da Black Pen Filmes, produtora audiovisual de Jonathan Haagensen, que é sócio fundador e também atua como produtor executivo dos projetos originais e nas coproduções.

  

TODA FAMÍLIA TEM

A comédia conta a história de Pê (Pedro Ottoni), um jovem de 19 anos cuja rotina muda repentinamente quando ele precisa sair de SP e retornar com a família para a casa da avó no Rio de Janeiro. A vida que ele tinha privilegiada, cheia de liberdade e conforto na terra da garoa chega ao fim. Ao mesmo tempo em que ele se adapta para conviver com toda a sua família debaixo do mesmo teto e vive todas as cômicas confusões da Família Silva, Pê também precisa lidar com seus próprios dilemas e inquietações típicas de um jovem mimado que busca se encontrar no mundo.

  

ELENCO

O elenco de Toda Família Tem é formado, ainda, por Gabriela Dias, Duda Pimenta, Sergio Loroza, Ramon Francisco, Bethânia Campos, Caique Ivo, Pedro Novaes e Anderson Muller, entre outros.

 


FICHA TÉCNICA

A série foi criada por Mariana Veil, Jonathan Haagensen e Pedro Ottoni.  A produção é da Black Pen Filmes e roteiro de Renata di Carmo, Pedro Ottoni, Guilherme Temponi, Maria Shu,  Junior Figueiredo e Vinnicius Morais.  Mariana Veil, Jonathan Haagensen e Pedro Ottoni também são os produtores executivos.




FOTOS DE WALLACE BARBOSA/ZAPP NEWS      



segunda-feira, 8 de julho de 2024

Festival Internacional de Cinema de Paraty anuncia filmes selecionados

 

Em sua primeira edição, o Festival Internacional de Cinema de Paraty destaca a seleção de 11 longas e 25 curtas entre produções nacionais e internacionais, ressaltando acessibilidade, diversidade, animação, ficção, documentário, regional, entre outros.

Sob curadoria e realização do cineasta Bruno Saglia e da atriz e produtora executiva Jane Saglia, o Festival Internacional de Cinema de Paraty será totalmente gratuito, realizado entre os dias 01 e 04 de agosto na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Vale destacar que as obras selecionadas serão exibidas nas Mostras Competitivas que compõem a programação do evento. Bruno Saglia enfatiza que as produções recebidas apresentam um olhar plural sobre a cultura e a oportunidade do público em conferir filmes de qualidade é imperdível. “Sempre pensamos num festival gratuito para que pudéssemos incentivar um novo olhar, para que essas pessoas pudessem prestigiar o cinema brasileiro, com obras de qualidade. O público precisa ter orgulho do que é produzido por aqui. E temos ainda o caráter internacional, destacando produções excelentes”, destaca Bruno.

As produções serão avaliadas pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro. Além da premiação em categorias diversas, haverá o Prêmio da Crítica, a entrega do Troféu José Wilker e muito mais.

O evento, além de contar com exibições nas mostras competitivas também terá lançamentos de filmes, debates, formações e homenagens que transformarão a cidade de Paraty temporariamente na capital do cinema brasileiro.


Os selecionados são: LONGA FICÇÃO BRASILEIRO

  • De Pai Para Filho (2022) - Direção: Paulo Halm Elenco: Juan Paiva, Miá Mello, Marco Ricca, Valentina Vieira, Thiago Fragoso e outros
  • Atena (2023) - Direção: Caco Souza Elenco: Mel Lisboa, Thiago Fragoso e outros.
  • O Mensageiro (2023) - Direção: Lucia Murat Elenco: Georgette Fadel, Shi Menegat, Valentina Herszage, Floriano Peixoto
  
  LONGA DOCUMENTÁRIO
  • Rosa – A narradora de outros Brasis (2023) Direcao: Valmir Moratelli e Libario Nogueira
  • Fernanda Young – Foge-me ao controle (2024) Direção: Susanna Lira
  • Luiz Melodia – No Coração do Brasil (2024) Direção: Alessandra Dorgan
  • Mais um dia Zona Norte (2023) Direção: Allan Ribeiro
  • Manoel e a Luz (2023) Direcao: Vinicius Girnys
  • Lindo (2022) Direção: Margarida Gramaxo
 
LONGA INTERNACIONAL
  • Los de abajo (2023) – La Paz Direção: Alejandro Quiroga Guerra
  • Baile das Loucas (Captives) (2023) – França Direção: Arnaud des Pallières
 
CURTA FICÇÃO BRASILEIRO
  • O Aniversário do Seu Lair (2022) Direção: Dacio Pinheiro
  • Solange Não Veio Hoje (2024) Direção: Hilda Lopes Pontes, Klaus Hastenreiter
  • Bem-Vinda de Volta (2022) Direção: Nicole Gullane
  • Deixa (2023) Direção: Mariana Jaspe
  • Como Chorar Sem Derreter (2024) Direção: Giulia Butler
  • Esta noite seremos felizes (2023) Direção: Diego dos Anjos
  
CURTA DOCUMENTÁRIO
  • As Marias (2023) Direção: Dannon Lacerda
  • Quem me Quer? (2023) FALTA DIREÇÃO
  • Resistência (2023) Direção: Juraci Junior
  
 CURTA DOC ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
  • O Tesouro da Rua 34 (2023) Direção: Diogo de Nazare
  • Amei te ver (2022) Direção: Ricardo Garcia
 
CURTA DOC MEIO AMBIENTE
  • Das Águas (2023) Direção: Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rego
  • Semeando a terra (2023) Direção: R. Fonte Mutt
  • Águas Turvas (2023) Direção: Kleber Leao e Gabriel Panazio
 
CURTA FICÇÃO REGIONAL
  • Luzes nos submersos mundos Direção: Fabio Canale
  • Atelier do Artista /Julio Paraty (2018) Direção: Luiz Carlos Lacerda
  • Paraty tem Barra Grande (2023) Direção: Joana Schneider
 
CURTA FICÇÃO INTERNACIONAL
  • Ensaio da Loucura (2024) - Potugal Direção: Victor Hugooli
  • El Viaje (2024) – La Paz Direção: Fernando Arze Echalar
  • Snail (Caracol) – 2023 – EUA Direção: Renato Fimene
  • Joia (2023) – Angola Direção: Jonathan Samukange

CURTA ANIMAÇÃO
  • Bicicleta vermelha (2024) Direção: Rodolpho Pinotti
  • O tubarão martelo e os habitantes do fundo do mar (2024) Direção: Claudio Fraga e Carlos Magalhaes
  • Dentro do quarto (2023) Direção: Paula M. Urbinati
  • Lagrimar (2024) Direção: Paula Vanina
               

quinta-feira, 4 de julho de 2024

Crítica da animação: ‘Meu Malvado Favorito 4’

Por Graça Paes, RJ

Com direção de Chris Renaud, Patrick Delage, roteiro: Ken Daurio, Mike White, ‘Meu Malvado Favorito 4’, estreia dia 4 de julho nos cinemas. 

Na sequência amada pelas crianças, o vilão Gru e Lucy, Margo, Edith e Agnes dão as boas-vindas a um novo membro da família: Gru Jr. Tudo indica que o baby Gru, muito parecido com o pai, parece que irá atormentá-lo. Mas, toda essa fofura familiar pode estar ameaçada, já que um mentor do crime, Maxime Le Mal, escapou da prisão e vai com tudo para cima do nosso Malvado Favorito, determinado a se vingar por eventos do passado. 

E, a partir daí, Gru, sua mais nova amiga, a vilã Poppy, e nossos amados minions vão aprontar muito para defender toda família. 

Se prepare para dar boas gargalhadas. A animação está ainda mais dinâmica. 

Temas como família, amor e lealdade, são tratados de forma lúdica e educativa.

É o tipo de filme/animação para ser assistido com a família. A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 10.


Tá tudo tão bonitinho que a sequência de filmes que contam a trajetória do ex-vilão, Gru, sua família e seus ajudantes, os Minions, já é a franquia da Universal Pictures com a maior quantidade de produtos licenciados no País.

E, você, tá esperando o que para correr pros cinemas? 

terça-feira, 2 de julho de 2024

Pão de Açúcar foi o cenário escolhido pela NETFLIX para o evento de lançamento da série Pedaço de Mim, com Juliana Paes e Vladimir Brichta, no RJ

Por Graça Paes, RJ

Da janela do apartamento do casal protagonista para o evento de lançamento de Pedaço de Mim: a vista privilegiada de um dos cartões-postais mais deslumbrantes do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar, foi o cenário de uma conversa sobre a primeira série brasileira de melodrama da Netflix. Na manhã desta terça-feira, com mediação da apresentadora Regina Volpato, os atores Juliana Paes e Vladimir Brichta, o diretor artístico Maurício Farias e a autora e roteirista Angela Chaves contaram detalhes da história, que estreia na próxima sexta-feira, 5 de julho. 


Para Angela, as pessoas vão se identificar com o que a Liana (Juliana Paes) passa a viver dentro de casa. "A trama fala sobre assuntos muito difíceis, sem qualquer tipo de julgamento sobre o comportamento da protagonista. O que interessa, o cerne da história, é a transformação na vida dela depois da violência que sofre. A superfecundação heteroparental, na verdade, é apenas o catalisador de um grande drama familiar", confirma a autora.


Depois da exibição de uma cena em que Liana confronta Oscar, o antagonista vivido pelo ator Felipe Abib, Juliana Paes teve uma reação inusitada e se exaltou com o personagem. "Foi complicado de fazer, é complicado de assistir. A Liana passa por muita coisa: o sonho de ter uma família, a gravidez, o abuso… O mais sensível para mim é como o abuso sexual é entendido ao longo do tempo. É um processo, as pessoas demoram pra entender. Para construir essa personagem, houve muito trabalho e delicadeza", complementa a atriz.


Vladimir Brichta logo entrou na conversa: "Hoje, as coisas têm nome. Em 2006, quando a história começa a ser contada, as pessoas poderiam dizer que meu personagem, o Tomás, é nervoso. Agora, em 2024, sabemos que ele é tóxico. E entender exatamente o que é esse tipo de comportamento e dar o nome certo às coisas é o primeiro passo para uma correção. A minha fé é geracional, que as próximas gerações virão melhores."


Maurício Farias lembrou que a beleza natural no fundo do palco teve uma razão muito forte para estar também na trama. "Pedaço de Mim é uma história que poderia se passar em qualquer lugar, mas, para reforçar o drama da Liana, procuramos o mais íntimo e privado do Rio de Janeiro. As locações têm um desenho artístico e de produção muito específicos, há realismo impresso na tela. Por ser longa, a série exigiu seis meses de preparação, 27 semanas de gravação em duas frentes e uma equipe de mais de 300 pessoas." 

O brunch também teve a presença dos atores Palomma Duarte e João Vitti, que deliciaram os convidados ao falar do amor leve e maduro de Vicente e Silvia, seus personagens. 

Para fechar, Felipe Abib mandou um recado especial em vídeo: "Espero que vocês odeiem o meu o personagem". Completaram o elenco presente Martha Nowill, Antonio Grassi, Analu Prestes, Felipe Ricca, José Beltrão, Yohama Eshima, Pedro Manuel Nabuco, Mário Borges, Rui Ricardo Diaz, Agatha Marinho, Bento Veiga, Amanda Spanner, André Dale e Dani Ornellas. 


Em temporada única de 17 episódios e produção de A Fábrica, Pedaço de Mim é uma história de sonhos impactados por grandes reviravoltas, perdas e aprendizados. Liana, uma mulher que sonha em ser mãe, acaba tendo sua trajetória atravessada por eventos de alta força dramática, que afetam seu casamento com Tomás. Após descobrir a infidelidade do marido, a noite de Liana acaba em uma relação não-consensual e em uma raridade científica, a superfecundação heteroparental: uma gravidez de gêmeos de pais diferentes. Liana, disposta a lutar para manter a situação em segredo, se vê em meio a uma confusão de sentimentos, sem saber se conseguirá amar igualmente as duas crianças e manter suas relações familiares da mesma forma. 


FOTOS MARCOS SERRA LIMA

Post by Agência Zapp News