sexta-feira, 16 de março de 2012
III Festival Internacional Estudantil de Cinema agita Sul fluminense de 25 a 31 de março
Na Mostra Competitiva Local concorrerão 17 filmes do mesmo número de escolas públicas e particulares de Barra do Piraí. Serão premiadas oito categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Arte, Melhor Áudio, Melhor Roteiro, Melhor Filme, Melhor Filme júri popular. Além dos troféus para todas as categorias, haverá dois prêmios em equipamentos no valor de até R$ 2 mil, um concedido para a escola vencedora do prêmio “Melhor Filme júri técnico” e outro para a escola escolhida pelo júri popular, ambos destinados à utilização no projeto “Luz, Câmera, Educação!”, de fomento à produção cinematográfica e realizado ao longo do ano. Para cada categoria serão indicados cinco filmes, dos quais três receberão prêmios.
A Mostra Nacional é competitiva e premia uma única categoria: “Melhor Filme”, segundo o júri técnico. A escola vencedora recebe o troféu e o valor de R$ 2 mil. Participam dez filmes de diferentes estados, entre eles o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e São Paulo. Já da Mostra Internacional, que não possui caráter competitivo, participam cinco filmes, da Argentina, Equador, Espanha, Itália e França.
Além das mostras, o III Festcine oferecerá dois seminários e três oficinas. Os temas dos seminários são: “Boas práticas em juventude, cinema e educação”, com os instrutores Evandro Santos, do coletivo Nossa Tela de São Paulo; e Míriam Machado, e “Cidades Criativas: o que muda no cenário empresarial”, com Steve Solot (presidente da Rio Film Comission) e César Piva (Fábrica do Futuro). Já as oficinas serão sobre “Animação stop motion”, com Cacinho (A gente que fez), e “Roteiro”, com Gustavo Colombo (Luiz Carlos Barreto Produções).
O coordenador geral do III Festcine, Roberto Monzo, explica que os seminários focam os educadores (o primeiro) e os empresários. “Nosso objetivo é fazer o casamento entre os dois mundos e contribuir para que a arte gere oportunidades”.
O Festcine é uma atividade do projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que reúne cerca de 500 estudantes no Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Todos os filmes são exibidos gratuitamente na Praça Nilo Peçanha, no centro de Barra do Piraí, com projeção digital numa tenda montada na própria praça, com capacidade para até 3 mil pessoas. Em 2011, o público total chegou a 25 mil pessoas. As exibições ocorrem de segunda a sexta-feira (do dia 26 a 30), sempre a partir das 19 horas. As oficinas e palestras acontecerão no sábado, dia 31.
“O Festival e as atividades do projeto do pólo de cinema já fazem parte do cotidiano da população. Os mais variados públicos participam, assistem aos filmes, votam, debatem. Além disso, os jovens se engajam. Professores, familiares e colegas todos, de alguma forma, interagem com este universo, seja na pesquisa ou na coordenação de estratégias de ações pedagógicas e/ou sociais, informações relevantes que podem surgir nos amplos contornos que envolvem uma expressão artística tão importante quanto o audiovisual.”, afirma Monzo.
Após o evento, o festival se estende durante todo o ano, de outra forma, através do Circuito Estudantil de Cinema, em que todos os filmes apresentados na edição anual são exibidos em diversas escolas.
Por meio das mostras nacional e internacional, os jovens terão a oportunidade de conhecer diferentes linguagens, costumes e visões que os colocam numa posição de reflexão sobre si mesmos, no momento em que se deparam com situações que podem contrapor a ideia transmitida pelos meios de comunicação a que têm acesso, à mensagem transmitida diretamente por seus iguais, de outras regiões e países.
PROGRAMAÇÃO
19 horas - Cerimônia de Encerramento e Premiação - Praça Nilo Peçanha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário