quarta-feira, 28 de agosto de 2024

III Mostra de Cinema ChinaBrasil celebra o cinema produzido nos dois países em noite de premiação

Por Graça Paes, RJ 

Na cerimônia foi entregue o troféu "Arara Azul" 

Premiados se reúnem no palco para foto da III Mostra de Cinema ChinaBrasil (Crédito: Cristina Granato)

A entrega do prêmio Arara Azul para as produções que integram a III Mostra de Cinema ChinaBrasil marcou a abertura do evento, na noite de 26 de agosto, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. 


Até dia 30 de agosto, a programação gratuita exibe sete filmes chineses inéditos e sete nacionais que já estrearam nos cinemas. A cerimônia reuniu representantes dos longas-metragens, cineastas e autoridades para festejarem o intercâmbio cultural entre os dois países.


 “Comemoramos nessa noite os 50 anos de relação diplomática entre China e Brasil, um marco significativo que reflete meio século de amizade, cooperação e uma parceria estratégica que se estende por diversas áreas, incluindo comércio, ciência, tecnologia e cultura. Que os próximos 50 anos sejam tão produtivos quanto os que celebramos hoje, reforçando a amizade e a colaboração entre essas duas gigantes nações. O cinema, mais do que qualquer outra forma de arte, tem o poder de unir pessoas e criar diálogos entre diferentes povos. A mostra é um testemunho desse poder, trazendo ao público uma seleção de filmes que não somente entretém, mas também nos desafia a pensar de maneira mais ampla e profunda sobre a humanidade”, disse Arthur Chen, idealizador da Mostra, em seu discurso.


O produtor e documentarista Hélio Pitanga, curador do evento, também destacou a importância do fortalecimento da parceria entre China e Brasil na produção cinematográfica de ambos os países. “Devemos consolidar essa parceria entre os países realizando um intercâmbio cultural no setor audiovisual, exportando os nossos filmes para as China e exportando as produções de lá para os nossos cinemas. Dessa forma, iremos estimular a realização de coproduções entre esses gigantes mercados audiovisuais”.


O evento também contou com a presença do Vice-Cônsul Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Wang Weiyu, da subsecretária da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Claudia Viana, e de representantes da imprensa e mídia chinesa e brasileira. Na ocasião, também foi assinado um documento que renova a parceria entre a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e a CB Mídia, plataforma de entretenimento especializada na distribuição de mídia asiática, que disponibiliza filmes e séries gratuitamente através da internet.


Representantes das produções chinesas e brasileiras estiveram presentes para receber o prêmio Arara Azul e celebrar a terceira edição da mostra para a qual desejaram ‘vida longa’. Entre os cineastas brasileiros, estiveram por lá os diretores Eduardo Albergaria, de “Nosso Sonho”; José Alvarenga, de “10 Segundos para Vencer”; Denise Saraceni, de “Pixinguinha, Um Homem Carinhoso”; Marcos Bernstein, de “O Amor dá Voltas”; e os produtores Denis Feijão, de “Raul - O Início, O Fim, O Meio” e Gabriel Bortolini, de “Macaléia”.


A programação segue até o dia 30 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, RJ.

Mais informações no instagram da Produtora Cultura Bridge 


 

Serviço

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA



Dia 28/08 – Quarta-feira

14h30m às 15h45m - Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito – duração: 75m

16h às 18h15m - Noites e Dias na Ilha De Man – duração: 2h14m

18h30m às 20h30 -– Nosso Sonho – duração: 2h 01m


 


Dia 29/08 – Quinta-feira

14h às 16h48m – Chang An – duração: 2h 48m

17h05m às 19h15m - Raul: O Início, o Fim e o Meio – duração: 2h 8m

19h30m às 21h10m – Amor do Irmão Nordeste 2 - duração: 109 minutos


 


Dia 30/08 – Sexta-feira

14h30m às 16h10 - Pai Acadêmico – duração: 1h 41m

16h30m às 18h - Lâmina Errante - duração: 1h 32m

18h20m às 18h45m - Macaléia - duração: 25m

19h às 21h - 10 Segundos para Vencer - duração:1h 54 M


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário