quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Crítica do filme: “Nosso Sonho”

Por Graça Paes, RJ

O filme “Nosso Sonho”, que estreia nos cinemas dia 21 de setembro, tem a direção de Eduardo Albergaria, diretor assistente Junior Vieira, roteiro de Eduardo Albergaria, Daniel Dias, Mauricio Lissovsky e Fernando Velasco, produção de Leonardo Edde, direção de fotografia de João Atala, produção executiva de Tarcila Jacob e Leonardo Edde.

‘’Nosso sonho” é a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, uma das duplas de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos. Ele retrata a história de amizade e cumplicidade entre dois meninos que formaram uma das duplas de maior sucesso no cenário musical nacional. 

Claudinho foi o responsável pelo start. Foi ele que deu o apelido de Buchecha ao amigo e que o convenceu a participar de um concurso, no Clube Mauá, em São Gonçalo, no RJ representando a comunidade do Salgueiro, onde ambos moravam, cantando a música “Rap do Salgueiro”, que pouco tempo depois estourou nas rádios de todo o Brasil, fazendo com que a dupla se tornasse conhecida e amada pelos brasileiros.  E, foi a partir daí que a vida desses meninos se transformou. Eles conheceram o sucesso, o estrelato, e mudaram as vidas e de suas famílias.  


O filme “Nosso Sonho” é emocionante, reflexivo e magnífico. 

Tecnicamente, nos chama a atenção a forma delicada como a obra lida com a morte brusca de Claudinho. O roteiro é bem amarrado e embalado por uma trilha sonora que nos remete aos anos 90 e 2000 nos fazendo recordar umas das melhores épocas do funk nacional. A fotografia é espetacular. Já a edição peca no tempo na transição em preto entre as cenas o que em alguns momentos atrapalha o ritmo do longa. 

Sobre o elenco, cabe aqui ressaltar as atuações e caracterizações brilhantes de Lucas Penteado que interpreta Claudinho e Juan Paiva que dá vida ao Buchecha. Ambos cantam, dançam, performam como os astros. 

Também devemos destacar o trabalho cênico de Tatiana Tiburcio e Nando Cunha que interpretam Dona Etelma e Souza, os pais do Buchecha; Lellê e Clara Moneke que  vivem Rosana e Vanessa, as namoradas/esposas dos músicos; e Vinicius “Boca de 09” e Gustavo Coelho fazem Claudinho e Buchecha na infância, respectivamente.

O longa nos leva a várias reflexões entre elas: como lidar com vícios, a fé, a importância de lutar pelos sonhos, a força e o poder de uma amizade e o fato de que não devemos deixar nada para depois, pois o amanhã pode não chegar. 

No elenco Juan Paiva, Lucas Penteado, Tatiana Tiburcio, Nando Cunha, Lellê Landim, Clara Moneke, Gustavo Coelho, Boca de 09, Antônio Pitanga, Flavia Souza, Reinaldo Junior, Marcio Vito, Isabela Garcia e Nego Ney.

As músicas são de Claudinho e Buchecha, trilha Sonora de Plínio Profeta, produção musical de Buchecha & Atabaque, montagem de Eduardo Albergaria e Waldir Xavier, argumento de Fernando Velasco, produção da Urca Filmes, distribuição Manequim Filmes e Co produção: Telecine / Warner / Riofilme.

Vale ressaltar que Claudinho e Buchecha lançaram cinco álbuns de estúdio. Eles percorreram o país e o mundo cantando sucessos como “Só Love”, “Xereta”, “Coisa de Cinema”, entre outras. Por quase dez anos, a dupla levou alegria por onde passou. Mas, em julho de 2002, o destino decidiu separar os meninos talentosos. Aos 26 anos, Claudinho sofreu um grave acidente de carro e morreu. Seis meses depois, incentivado pelos fãs e pelos amigos, Buchecha, mesmo sentindo a falta enorme de seu amigo e parceiro musical resolveu iniciar carreira solo. 

Seja por curiosidade ou pela grandiosidade dos artistas retratados nesta história brilhante de superação e vitória vale a pena assistir “Nosso Sonho. 


A Agência Zapp News já assistiu, nossa nota é 9,5, e nossa emoção foi a flor da pele. 

Preparem os lencinhos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário