quinta-feira, 18 de maio de 2023

Crítica do filme: “Velozes e Furiosos 10”

Por Graça Paes, RJ

O longa “Velozes e Furiosos 10”de Louis Leterrier, com roteiro de Justin Lin e Dan Mazeau, produzido por Vin Diesel, Justin Lin, Samantha Vincent, Jeff Kirschenbaum e Neal H. Moritz, estreia nos cinemas brasileiros em 18 de maio de 2023.

A saga Velozes e Furiosos (The Fast and the Furious) começou em 2001. E nestes 22 anos, os nove longas da franquia passaram por diversos países, incluindo o Brasil. A princípio, o décimo filme seria o penúltimo longa da franquia de ação, mas há rumores de que ele foi dividido em três partes, sendo esta a primeira parte. A segunda está prevista para ir as telonas em 2025. 

Velozes e Furiosos 10 marca a despedida definitiva do personagem Brian O'Conner, interpretado pelo ator Paul Walker, que faleceu em 2013. 

Desta vez, Dom Toretto e sua família irão enfrentar um dos adversários mais letais que já tiveram, e que emergiu das sombras do passado para destruir o mundo do nosso protagonista. Interpretado por Jason Momoa, o brasileiro Dante Reyes é irreverente, engraçado e totalmente estiloso. Ele é filho de Hernan Reyes, o mafioso que foi roubado pela gangue liderada por Toretto no quinto filme, (ambientado no Brasil), e que agora busca se vingar.  Em sua jornada, ele se torna obcecado por Dominic Toretto e seus amigos. E, literalmente será capaz de tudo para alcançar seu objetivo. 

Além do elenco já conhecido, como Diesel, Gibson, Rodriguez, Brewster e Kang, Velozes e Furiosos 10 também conta com nomes de peso, como Ludacris, ele, Jason Momoa, John Cena, Jason Statham, Brie Larson, Charlize Theron, Helen Mirren Rita Moreno, Alan Ritchson, Nathalie Emmanuel, entre outros.

O filme destaca bem Brian Marcos, o filho de Dominic Toretto (Vin Diesel), interpretado por Leo Abelo Perry, ator mirim de Doze é Demais e Black-ish. A maior parte das cenas com ele são hilárias. 

O longa tem narrativas fantásticas, muita ação, mas está envolto num universo um tanto quanto fantasioso, um pouco mais do que deveria ser, mas vale às 2h20 de duração. 

Velozes e Furiosos 10 nos leva a muitas reflexões, entre elas, a importância da família e das amizades. E o poder de uma vingança. 

O roteiro nos leva a vários países, e entre eles, a volta ao Brasil, à cidade maravilhosa, ao Rio de Janeiro, mas não espere uma cidade maravilhosa como você a conhece, pois pelo visto, a fantasia tomou conta do set e da montagem. Assim, como também ocorreu com outros países que compõem o enredo. São apenas pano de fundo. 

Se prepare, pois o 10º. filme da franquia lhe reserva grandes e emocionantes surpresas. Entre elas, a participação da cantora Ludmilla, no longa, como atriz, e também na trilha sonora, que aliás, é bem interessante. 

A soundtrack original de “Velozes e Furiosos 10” será disponibilizada por completo nas principais plataformas digitais na sexta-feira, dia (19/05). 

É o tipo de filme que você tem que prestar atenção em cada detalhe e deixar sua imaginação fluir. Vale ressaltar que as cenas finais são fundamentais para contextualização do longa. E, certamente para o desenrolar de sua continuação. 


Não é um dos mais tops da saga, mas é um bom filme. 


Ah! Aguarde! Tem cena pós-crédito!!!!


E, tudo indica que o próximo longa terá o retorno do personagem Hobbs, interpretado por Dwayne Johnson. 


Assista o trailer:

A Agência Zapp News já assistiu e nossa nota é 8.7. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário