terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Ralfe Cardoso, da Um Cultural, assume a coordenação do Conexões Gramado Film Market, que chega à 10ª edição em 2026

Por Graça Paes, RJ

Evento de mercado do Festival de Gramado vai ampliar parcerias com o setor audiovisual, mirando na inovação e na internacionalização



O Conexões Gramado Film Market, segmento de negócios do Festival de Cinema de Gramado, inicia um novo ciclo e a partir de agora passa a ser coordenado pelo produtor e gestor audiovisual Ralfe Cardoso. Secretário da Cultura de Novo Hamburgo entre 2017 e 2024 e responsável pela implantação do Polo Audiovisual no município, política que viabilizou mais de 50 iniciativas audiovisuais na cidade, Ralfe assume o cargo com a proposta de ampliar a presença internacional do mercado e fortalecer o ecossistema audiovisual brasileiro.



“Gramado tem papel histórico na projeção do audiovisual nacional. Nosso foco agora é aprofundar o diálogo entre criatividade, políticas públicas e desenvolvimento econômico, conectando o festival a novas articulações no mundo”, afirma Cardoso, que já atuou em projetos de formação, políticas setoriais e ações de internacionalização.



Com trajetória que combina atuação no setor privado, por meio da produtora Um Cultural, e na gestão pública, Cardoso esteve à frente da coordenação de três edições consecutivas do Festival de Cinema de Gramado, em 2012, 2013 e 2014. Naquele período, contribuiu para a rearticulação das equipes, para a adoção de políticas de democratização de acesso com ingressos a preços populares e para o estreitamento da parceria com o Instituto Estadual de Cinema, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, reforçando o desejo de internacionalização do cinema gaúcho e ampliando alternativas de circulação para a produção regional.



"A chegada de Ralfe Cardoso à coordenação do 10º Conexões Gramado Film Market marca um novo e promissor ciclo para o segmento de negócios do Festival de Cinema de Gramado. É um passo estratégico para impulsionar as bases locais e expandir as fronteiras do mercado. Em 2026, Gramado se reafirma como a capital do cinema nacional e um polo de conexões essenciais para a cadeia produtiva”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal que realiza o Festival de Cinema de Gramado.



Na administração pública, a passagem de Ralfe Cardoso pela Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo foi marcada pela concepção e implantação do Novo Hamburgo Polo Audiovisual, estruturado em eixos como formação de público, responsabilidade sociocultural, fomento, profissionalização da mão de obra e estabelecimento de redes produtivas. Entre as iniciativas, destacam-se a aquisição de equipamentos profissionais de filmagem e edição para escolas públicas municipais, a formação de kits de produção audiovisual distribuídos em territórios periféricos e ações de circulação como o Cinemóvel Cinema para Todos, que aproximaram crianças e jovens da linguagem do cinema e fortaleceram a base de futuros profissionais do setor.



Pela Um Cultural, Cardoso também acumulou experiência na produção e execução de projetos complexos em diferentes segmentos, incluindo edições anteriores do próprio Festival de Cinema de Gramado, festivais de música como o Porto Alegre Jazz Festival e projetos editoriais voltados à preservação do patrimônio artístico e fotográfico do Rio Grande do Sul. Essa combinação de atuação em políticas públicas, mercado e preservação cultural se reflete agora na condução do Gramado Film Market, com atenção às cadeias produtivas, à diversidade de conteúdos e à articulação entre agentes regionais, nacionais e internacionais.



A movimentação já vinha sendo reforçada na edição anterior, que recebeu representantes da Embratur, ApexBrasil, ONU Mulheres, Festival de Cartagena, instituições francesas e consultores de vendas e coprodução da Europa e da América Latina, em painéis e ações voltadas à internacionalização de projetos brasileiros. Em sua 10ª edição, o evento mantém o foco no desenvolvimento regional com mentorias, workshops, capacitações e encontros que aproximam coletivos, instituições e políticas públicas do Rio Grande do Sul. 



A atuação de Ralfe Cardoso em iniciativas de formação, como o estímulo dado em 2012 ao programa Educavídeo, que se tornou uma das principais políticas públicas de formação em audiovisual do estado, reforça a integração entre o Gramado Film Market e projetos educacionais e de base. “A força criativa brasileira está espalhada por todo o território. Gramado quer ser um ponto de encontro dessas potências”, acrescenta o coordenador.



O Gramado Film Market é uma realização da Gramadotur e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Iecine, com apoio da Ancine, integrando as ações do Festival de Cinema de Gramado. A iniciativa reforça o compromisso do evento com a economia criativa, formação e diversidade no audiovisual.



Com foco no fortalecimento institucional, o Conexões Gramado Film Market busca reafirmar Gramado como capital do cinema brasileiro e um polo de conexões que ultrapassem fronteiras e fortaleçam as bases locais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário