quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Crítica do filme: "1917"

Por Graça Paes, RJ



Dirigido, co-escrito e produzido por Sam Mendes, com 10 indicações ao Oscar 2020, o longa “1917”, estreia nos cinemas do Brasil, em 23 de janeiro de 2020.



O filme tem como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) . O drama traz uma corrida contra o tempo na vida de dois soldados britânicos em um dos momentos mais cruciais e marcantes da história.  



Durante a Primeira Guerra Mundial, em abril de 1917, os alemães se afastaram de um setor da Frente Ocidental no norte da França. O general Erinmore informa aos dois jovens soldados britânicos, Blake e Schofield, que a inteligência, por meio de reconhecimento aéreo verificou que os alemães não estão em retirada, mas sim que fizeram um recuo tático para sua nova área de defesa, a linha Hindenburg, onde se prepararam para dominar os britânicos.  Com as linhas telefônicas de campo cortadas, Blake e Schofield são obrigados a entregar, em mãos, uma mensagem ao 2º Batalhão do Regimento de Devonshire, cancelando o ataque planejado, que pode custar a vida de 1.600 homens, o irmão de Blake, Joseph, encontra-se entre eles. 


O longa aborda a jornada dos dois jovens George MacKay (“Capitão Fantástico”) e Dean-Charles Chapman (“Game of Thrones”) e toda a ventura por eles enfrentada para cumprir a missão que lhes foi confiada. Além de nos levar a fortes emoções, o drama também nos remete a uma parte interessante, forte e emocionante da história mundial. 



Tecnicamente, ressaltamos o belo trabalho de Sam Mendes, assim como o trabalho do diretor de fotografia Roger Deakins, que além de impecável, ainda fez uso do recurso de longas tomadas, o que nos dá a sensação de filmagem continuada. O elenco também merece aplausos, assim como a trilha sonora e os efeitos especiais. O longa também tem um roteiro original muito bem escrito e finalizado.




1917 recebeu 10 indicações ao 92º Oscar, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original . No 77º Globo de Ouro, o filme ganhou o prêmio de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor. No 73º British Academy Film Awards recebeu nove indicações.


Com distribuição da Universal e DreamWorks, o longa conta ainda com participações de Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburcq, Colin Firth e Benedict Cumberbatch.



A Agência Zapp News já assistiu e deu nota 9.5. 
Confira o trailer:












Nenhum comentário:

Postar um comentário