quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FESTIVAL DO RIO: O sal da terra vai abrir o evento dia 24 de setembro

O Festival do Rio vai exibir em sua sessão de gala, dia 24 de setembro, no teatro Oi Casa Grande, no Leblon, na Zona Sul do Rio, o filme O sal da terra. O documentário é o mais recente de Juliano Ribeiro Salgado e do mestre alemão Wim Wenders (Paris, Texas, Buena Vista Social Club), que retrata os bastidores do mais novo projeto do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e tem codireção de Juliano Ribeiro Salgado, filho do artista. 



O longa teve sua estreia mundial em maio, na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio do júri.

Assista a um clipe de O sal da terra:


Festival exibirá filmes selecionados para concorrer ao Oscar estrangeiro

A Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood ainda não anunciou a lista completa dos filmes selecionados por cada país para tentar uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas boa parte das comissões de seleção pelo mundo já anunciaram seus escolhidos e o Festival do Rio irá exibir, por enquanto, sete das produções anunciadas. Confira a lista:
1001 gramas, de Bent Hammer (Noruega)
Cantinflas, de Sebastian del Amo (México)
E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto (Portugal)
Ida, de Paweł Pawlikowski (Polônia)
Matar um homem, de Alejandro Fernández Almendras (Chile)
Mommy, de Xavier Dolan (Canadá) - foto acima
Timbuktu, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia)
Até o dia 1º de outubro, mais países irão anunciar seus indicados, com a lista final sendo anunciada pela Academia pouco depois. O escolhido brasileiro, o romance adolescente Hoje eu quero voltar sozinho, sucesso surpresa do cinema nacional em 2014, está sendo exibido dentro da programação do Festival do Rio, no Espaço BNDES.